Objetivo é ouvir os agentes de segurança e orientar sobre a importância do cuidado com a saúde mental
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú garante atendimento psicológico aos seus colaboradores através de serviço especializado. No protocolo de atendimento, é oferecido acompanhamento psicológico regular, além de avaliações psicológicas periódicas, com o objetivo de acompanhar e orientar nas questões de saúde do profissional.
“Estes profissionais estão expostos diariamente a diversos tipos de situação que, por si só, trazem um peso emocional e mental significativo. Por isso, é muito importante o cuidado psicológico dos profissionais da área da segurança", destaca o psicólogo responsável pelos atendimentos, Márcio Lucas Canalle.
O profissional destaca ainda que estes servidores, ao lidarem com o crime e na prontidão de cumprirem a lei, convivem em ambientes hostis e estressantes, o que reforça a necessidade dos atendimentos. “Isso pode trazer consequências graves, fatores emocionais e comportamentais que aumentam o risco de doenças mentais. Com o acompanhamento psicológico regular, por profissional da psicologia, é possível estabelecer um parâmetro de atendimento, realizar um diagnóstico precoce, prevenindo e intervindo para melhorar o bem-estar”, pontua.
Os atendimentos são oferecidos aos guardas municipais, guardas patrimoniais, agentes de trânsito, agentes de defesa civil e demais profissionais da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
____________________
Informações Adicionais:
Segurança Pública
(47) 3267-7190
Secretaria de Segurança e Ordem Pública
Texto: Mateus Silva
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu