26.09.2025 - 18:10h
Encontro em Balneário Camboriú discute preparação para a próxima temporada de cruzeiros
Município avança no turismo náutico com a implantação de porto de embarque para roteiros pela América do Sul
Em preparação para a próxima temporada de navios de cruzeiro, que em Balneário Camboriú inicia em 13 de novembro, um encontro reuniu representantes do setor no Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, nesta sexta-feira (26). O intuito foi alinhar, de forma conjunta, as diretrizes operacionais para a temporada 2025/2026, que engloba pontos como eficiência logística das operações portuárias, fortalecimento da integração público privado, trade turístico e companhias de navegação e experiência de passageiros.
A Prefeitura de Balneário Camboriú foi representada no evento por integrantes das secretarias de Turismo, Segurança e de Saúde; evento que contou ainda com a participação de representantes do Atracadouro Barra Sul; das principais companhias de cruzeiros que atuam no Brasil; gestores de turismo; parceiros estratégicos; além de representantes da Cruise Lines International Association (CLIA Brasil), maior entidade do país que atua na regulamentação, promoção e expansão do setor.
O diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos, enfatiza que o município tem trabalhado para a ampliação do setor. “A nossa participação no 7º Fórum CLIA Brasil, em Brasília, reafirmou a importância de Balneário Camboriú estar conectado às discussões nacionais do setor, que movimenta bilhões de reais e gera milhares de empregos no país. Esta reunião local vem justamente para traduzir essas diretrizes em ações práticas, integrando órgãos públicos, companhias marítimas e o trade turístico. E agora vivemos um marco inédito: com o alfandegamento do posto em Balneário Camboriú, não somos apenas um ponto de embarque e desembarque, mas sim uma verdadeira porta internacional de entrada para o Brasil. Isso projeta nossa cidade no cenário global do turismo náutico, fortalece nossa competitividade e amplia os benefícios diretos para a comunidade local”, disse.
De acordo com o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, Balneário Camboriú ostenta um dos maiores índices de desembarque de cruzeiristas de toda a operação, além de obter alta satisfação conferida por visitantes durante as escalas. O município, segundo ele, terá números significativos na próxima temporada: “Balneário vai ter números importantes, com 39 escalas de navios de cabotagem, que estão oferecendo 161 mil leitos, e mais seis escalas de navios de longo curso, com quatro mil leitos adicionais”, afirmou.
O gerente de operações do Atracadouro Barra Sul, Gustavo Bauer, reforçou que a reunião foi fundamental para discutir os preparativos para receber com segurança os cruzeiros nos próximos meses. “É uma reunião de grande importância para organização da temporada, pois temos a participação dos órgãos intervenientes, tanto federais, quanto municipais, onde discutimos números previstos, atitudes a serem tomadas para melhor desenvolvimento e menor impacto em cada escala, sempre com foco em melhor atender nossos visitantes para que levem as melhores impressões de nossa cidade”, frisou.
Parcerias
A secretária de Saúde, Aline Leal, ressalta a importância do envolvimento das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária no trabalho desenvolvido durante a temporada, que atrai milhares de turistas de diversas regiões do mundo para Balneário Camboriú. “O nosso papel é garantir a saúde e bem-estar das pessoas que vêm aproveitar a cidade e também dos moradores que aqui residem. Tanto a Vigilância Epidemiológica quanto a Sanitária trabalham com a supervisão e orientação, para prevenir possíveis surtos de doenças comuns durante o verão”, disse.
De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú tem planejado as ações de verão desde o primeiro semestre e, agora, com a reunião, será possível prever o fluxo de pessoas vindas em cruzeiros para aperfeiçoar o que já está sendo feito. “A reunião é fundamental para sabermos o quantitativo de cruzeiros que chegarão e consequentemente o fluxo de pessoas na região do Atracadouro Barra Sul, de maneira que assim teremos um policiamento equivalente. Temos conversado também com outras forças de segurança para trabalharmos em conjunto”, afirmou.
____________
Informações Adicionais:
Secretaria de Turismo
(47) 3267-7067
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Jéssica Diniz/ Aysla Dias
(47) 3267-7022
Foto: Marcos Brito
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu