24.09.2025 - 12:09h
Palestra e plantio de árvore marcam lançamento do BC + Arborizada
Plano de ação envolve o plantio de mil árvores em um ano no município
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, lançou na manhã desta quarta-feira (24) o BC + Arborizada, plano de ação que prevê o plantio de mil árvores em um ano na cidade. A programação do evento iniciou com uma palestra sobre a forma correta de fazer o plantio e os cuidados básicos necessários para garantir a saúde e longevidade das árvores, que reuniu entidades, servidores e a comunidade no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.
Após a palestra “Médicos de Árvores”, realizada pela equipe da empresa Arboran, foi feito o plantio de um Ipê Amarelo nas dependências do parque, que marcou o lançamento do plano de ação ambiental. Estiveram presentes no ato o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira; entidades apoiadoras e servidores municipais.
O plano de ação envolve a identificação dos lugares adequados para receberem espécies de árvores nativas, ou seja, pontos em que não haja interferência da fiação elétrica, tubulações de gás, água e esgoto e demais obstáculos. Os pontos ideais constam no Diagnóstico da Arborização Urbana, levantados por um software desenvolvido pela empresa Arboran, que fez um levantamento da situação das árvores em Balneário Camboriú em 2022 e 2023.
As mudas disponibilizadas para o plantio são do Centro de Produção Florestal “Viveiro Mata Atlântica”, localizado no Parque Municipal, e poderão ser obtidas gratuitamente pela população que, ao receber a muda, também será orientada sobre os locais.
O vice-prefeito, Nilson Probst, destacou a importância da iniciativa para garantir um plantio correto na região. “Nós conseguimos verificar aqui que não basta apenas plantar árvores, você tem que saber o tipo de árvore e onde plantar. Essa apresentação feita na Secretaria do Meio Ambiente mostra exatamente isso, então realmente é de extrema importância esse curso feito aqui na cidade de Balneário Camboriú”, disse.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Nelson Oliveira, comentou que o momento é especial, realizado com apoio da comunidade, empresas e entidades da cidade. “Estou muito feliz com a adesão, a nossa equipe também colaborou muito. Nós estamos lançando, desta primavera até a próxima primavera, a meta de plantar mil árvores, e eu acredito que a gente pode até superar isso pelo grande engajamento que estamos tendo”, ressaltou.
Locais para o plantio
O biólogo co-fundador da Arboran, Paulo Augusto Garbugio da Silva, explicou que há dois anos os “Médicos de Árvores” fizeram o diagnóstico de todas as 12 mil árvores presentes nas ruas, calçadas, praças e parques de Balneário Camboriú, evidenciando na época mais de 7 mil pontos com potencial plantio de árvore.
“Hoje nós estamos dando continuidade a esse trabalho. Então nós viemos aqui mostrar para o pessoal como faz um plantio correto de uma muda de árvore em um parque como esse. Também explicamos como que a gente faz o plantio das mudas próprias, com o porte próprio para plantar nas calçadas das cidades”, comentou.
A programação continua durante a tarde com palestras, minicursos e atividades para os servidores e comunidade presente.
BC + Arborizada
Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios, Balneário Camboriú)
13h30 – 14h30 | Manejo
Conflitos com a rede elétrica.
Conflitos com calçadas.
Técnicas de poda.
Critérios para corte de árvore.
Identificação de risco de queda.
Papel da Defesa Civil.
14h30 – 15h30 | Planejamento
Avaliação de risco de queda.
Avaliação fitossanitária.
Endoterapia.
Projeto de arborização urbana.
Como plantar árvores na cidade (técnica e desenho urbano).
Planejamento da arborização urbana no contexto de Smart Cities.
PDAU (plataforma de coleta de dados).
Plano Diretor de Arborização Urbana.
Escolha de mudas e viveiros.
16h – 17h | Gestão e Contratação
Compensação ambiental (plantio e manejo sem custo direto para prefeitura).
Carbono neutro e créditos de carbono (financiamento da arborização).
Pagamentos por serviços ambientais.
Software para gestão da arborização urbana.
Como contratar planos e serviços de arborização.
Decretos principais sobre arborização urbana.
Inexigibilidade: como utilizar para contratação de plano diretor.
Exemplos práticos de aplicação.
Em anexo, sonoras do vice-prefeito, Nilson Probst; do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, e do biólogo co-fundador da Arboran, Paulo Augusto Garbugio da Silva.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS