18.09.2025 - 09:14h
Alunos do Chile visitam Balneário Camboriú para intercâmbio cultural
Projeto traz crianças e adolescentes do país da América Latina para socializarem com estudantes da Rede Municipal de Ensino por meio do esporte
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove, até o dia 21, o Projeto Escola sem Fronteiras: intercâmbio Brasil-Chile. A partir dele, 43 crianças e adolescentes chilenos vieram à cidade para participar de atividades curriculares, culturais e esportivas, fortalecendo a integração entre diferentes culturas.
O objetivo do intercâmbio é estimular a troca de experiências culturais entre os estudantes chilenos e brasileiros em um ambiente de aprendizado e convivência saudável, utilizando o futebol como ferramenta educativa para desenvolver habilidades como empatia, cooperação e respeito às diferenças.
“A Educação de Balneário Camboriú tem a satisfação de organizar este intercâmbio cultural Brasil–Chile, que certamente é uma experiência transformadora na vida dos nossos estudantes, uma oportunidade de ampliar horizontes, criar laços e preparar nossos alunos para um mundo cada vez mais plural e interconectado”, ressalta a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
Nesta quarta-feira (17), houve a recepção oficial dos alunos no campo do Bairro Vila Real. Anteriormente, nesta terça-feira (16), os estudantes dos dois países tiveram a oportunidade de se conhecerem em partidas de futebol Sub-16 e Sub-17.
Com os estudantes de Balneário Camboriú vestidos com o uniforme do Brasil, os jogos amistosos iniciaram após os dois hinos nacionais e foram marcados pela diversão e integração entre os times.
Luís Huarcaya está pela primeira vez no Brasil. “É muito bom conhecer e desfrutar do Brasil. Minha expectativa é aprender e aproveitar”, disse. “É bonito vir a outro país para jogar e fazer o que gostamos. A cidade e o país são muito bonitos, me encantam”, afirmou o estudante Cristobal Mas Oz.
Da parte dos brasileiros, a animação não foi diferente. Mesmo antes de entrar em campo, os brasileiros já haviam aderido ao espírito esportivo. “Vou tentar falar na língua deles, mesmo não sabendo como falam. Se Deus quiser a gente ganha, mas se a gente não ganhar vou ficar muito feliz também com o Chile”, disse o meio-campista Matheus Henrique Pereira, de 9 anos, aluno do CEM Jardim Iate Clube.
A comitiva chilena veio da cidade de Iquique pela equipe mirim do time Huracán, por meio de um projeto promovido pelo governo da região de Tarapacá. A partir dele, ganharam a viagem e a hospedagem em Balneário Camboriú.
“Tivemos o apoio das escolinhas da Fundação Municipal de Esportes da cidade para fazer esse intercâmbio. Também vamos levar eles em algumas escolas do município par afazer essa troca cultural, social e esportiva. Eles irão, ainda nesta semana, conhecer o CEM Presidente Médici, por exemplo. Lá, haverá apresentação tanto dos visitantes (com dança) quanto do pessoal que representa a escola”, aponta Richard Ramirez, coordenador de Projetos Esportivos da Seduc.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS






