16.09.2025 - 12:41h
Fogo em árvore na Avenida Martin Luther demanda o corte total da vegetação
Episódio de incêndio comprometeu a saúde da árvore, que terá que passar pelo processo de supressão
A árvore localizada na esquina da Avenida Martin Luther com a Rua Jamaica, no Bairro das Nações, foi alvo de incêndio na madrugada desta terça-feira (16). O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas e, pela manhã, a Defesa Civil de Balneário Camboriú foi acionada para averiguar a situação da árvore. A suspeita inicial é de que o incêndio tenha sido criminoso.
Com cerca de 15 metros de altura, a espécie Espatódea tem aproximadamente 50 anos. A vegetação, que não é nativa, é conhecida pelo néctar tóxico que afeta abelhas e beija-flores. Por recomendação de segurança, a árvore deverá passar por um processo total de supressão (corte). Uma força-tarefa composta pela Defesa Civil, Secretaria de Obras, Agentes de Trânsito e Secretaria do Meio Ambiente (Semam) está responsável pelo processo inicial de poda das partes que mais ofereciam riscos, que já está sendo realizado. Já o corte do tronco está previsto para acontecer à noite.
“O incêndio comprometeu praticamente toda a parte interna da árvore e dá para a gente ver que o fogo foi até em cima. Isso está comprometendo a estrutura física dela. Apesar de não ter pego totalmente, já afetou a parte da condução de seiva, o que vai prejudicar a planta”, explica o engenheiro agrônomo da Semam, Haroldo José Alberge.
“Por se tratar de uma árvore de grande porte, localizada em via pública e que já apresentava algumas patologias, sua estrutura estava comprometida. O incêndio agravou ainda mais essa condição, aumentando o grau de risco para a via, pedestres e veículos. O papel da Defesa Civil, além de identificar o risco, é articular com outros entes públicos, como as secretarias de Meio Ambiente, Trânsito, Paisagismo e o Corpo de Bombeiros, buscando sempre as melhores estratégias para a resolução do problema”, explicou a coordenadora de Prevenção a Desastres da Defesa Civil, Jhully Martins.
O secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, reforça que apesar do corte da árvore, a prefeitura não tem intenção em abrir o canteiro para alargamento da pista.
“Por determinação da prefeita Juliana Pavan, a Secretaria de Meio Ambiente deverá plantar no local, como forma de compensação, um ipê amarelo adulto, que é a árvore símbolo de Balneário Camboriú”, revela.
Alterações de trânsito na via
A equipe de paisagismo foi acionada para iniciar o trabalho de poda ainda na manhã desta terça. Em razão disso, a BC Trânsito interditou a Rua Jamaica e uma das pistas da Avenida Martin Luther. Até a finalização, os agentes de trânsito estarão presentes para orientação e segurança dos motoristas e pedestres.
____________________
Informações adicionais:
Defesa Civil
(47) 99232-4928
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





