14.09.2025 - 08:54h
Escola de BC promove ações de conscientização durante o Setembro Amarelo
“Liberte um Poema” e “Leia e Sorria” estão disponíveis para os alunos nos corredores do CEM Vereador Santa
Durante a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa promove duas ações para conscientizar alunos e professores. Além da criação de poemas e a disponibilização de uma caixinha com frases de acolhimento, a unidade de ensino também trabalha uma iniciativa anti-bullying.
As iniciativas “Liberte um Poema” e “Leia e Sorria” foram deixadas nos corredores da escola, à disposição dos estudantes e profissionais de educação. Idealizados pelos professores Jocelia Nunes Habby dos Santos e Milton Neto, as ações possuem o objetivo de mostrar para as crianças e adolescentes a importância da atenção com a saúde mental.
O “Liberte um Poema” foi desenvolvido pela professora Jocélia com as turmas dos 5° anos 03 e 04.
“Esse projeto teve como objetivo despertar o desejo pela leitura, de formar alunos mais críticos e participativos, além de promover um ambiente escolar mais saudável. Eles criam poemas de sua autoria ou copiam de autores, onde eles referenciam quem escreveu, onde e em qual data. Por meio da iniciativa, eles mostram seus sentimentos e emoções, e saem um pouco das telas, entrando em um mundo de emoções e alegrias”, explicou.
Já a caixa “Leia e Sorria” foi desenvolvida pelo professor Milton, que procurou realizar uma atividade para ajudar outras pessoas. “O projeto promove a conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio, incentivando o diálogo, a empatia e o acolhimento, além de divulgar informações e recursos de apoio disponíveis para quem precisa", disse.
Crianças escrevem poemas em iniciativa do CEM Vereador Santa
Os alunos do 5° ano vespertino comentaram sobre a oportunidade de escreverem e compartilharem seus poemas com a escola.
“Eu achei muito legal porque isso é uma boa ação pra gente conseguir aprender mais e ler mais. Com conscientização, a gente ajuda as pessoas a terem um bom dia”, disse Bernardo Trindade da Silva, de 10 anos.
Para Artur Bernardo Campos de Jesus, de 11 anos, participar da ação foi uma oportunidade de também demonstrar seus sentimentos. “Eu posso colocar nos poemas o que eu gosto de escrever, as coisas que eu sinto, e os outros podem ver isso, algo que eu acho muito bom”, comentou.
“Eu sinto que isso foi uma boa atitude, porque assim a gente pode ajudar os outros. Foi bem legal escrever, porque você usa sua imaginação”, disse Camila Amaral Gonçalves, de 10 anos.
A diretora da unidade de ensino, Sabrina Hillesheim, reforça o papel da escola na promoção de informações sobre a saúde mental, principalmente na era da tecnologia.
“Acredito que seja muito importante, porque hoje em dia os alunos estão muito conectados na internet e muitas vezes as redes sociais e jogos, aquilo que eles estão recebendo de estímulos on-line, são estímulos negativos. Isso impacta muito no desenvolvimento deles. Os pais muitas vezes não conseguem estar tão presentes devido ao trabalho, à rotina, e essas questões ficam em segundo plano. Na escola, quando a gente trata questões de saúde mental, do bem-estar, isso complementa aquilo que a gente espera, que os nossos alunos se desenvolvam da melhor forma possível”, destacou.
Ação anti-bullying
Além das ações em alusão ao Setembro Amarelo, o CEM Vereador Santa realiza atividades anti-bullying com os alunos do 1° ao 9° ano, que iniciaram em agosto de 2024 e seguem até hoje.
Todas as atividades são planejadas de acordo com a faixa etária, considerando o nível de compreensão de cada turma”, explicou a psicóloga da unidade de ensino, Alexandra Bertoldi.
Ao tratar do tema violência, são realizadas ações de prevenção relacionadas à violência física, psicológica, sexual, ao bullying e a outras formas de agressão. Nos anos iniciais, os trabalhos são conduzidos por meio de atividades como respeito ao corpo do outro, “semáforo do toque”, contação de histórias, entre outras.
Já com as turmas dos 7º, 8º e 9º anos, são promovidas rodas de conversa nas quais são abordadas de forma mais direta, os diferentes tipos de violência (incluindo o bullying), os canais de denúncia e as medidas de proteção disponíveis.
“Essas atividades são realizadas ao longo de todo o ano letivo, sem um cronograma fixo definido. Algumas turmas ainda não tiveram oportunidade de participar, enquanto outras, em razão de demandas específicas, já contaram com três ou quatro encontros. Pretendemos, até o final do ano, realizar ao menos um encontro com cada turma”, ressaltou Alexandra.
A psicóloga destaca ainda que esse trabalho possui relação direta com a campanha do Setembro Amarelo e com a prevenção ao suicídio. “As ações preventivas realizadas na escola não apenas contribuem para a promoção de um ambiente seguro, mas também se configuram como estratégias fundamentais de cuidado integral e de preservação da vida”, concluiu.
Na próxima semana, a pedido dos alunos, será realizada uma roda de conversa sobre ansiedade com o 9° ano.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e fotos: Aysla Pereira
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS



