10.09.2025 - 13:27h
Núcleo de Educação Infantil de BC promove vivências com elementos naturais
Projeto desenvolvido no NEI Sonho de Criança aproxima crianças da natureza
Com objetivo de atender aos interesses das crianças por elementos naturais, as professoras do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Sonho de Criança, em Balneário Camboriú, começaram a desenvolver o projeto “Mil Maneiras de Experimentar o Mundo”. A trajetória investigativa, realizada desde março com o berçário II B vespertino, valoriza a sustentabilidade e possibilita que os pequenos explorem seus sentidos.
Desenvolvido pelas professoras Luanda Rigato Ramos, Marcela Kuchenbecker e Simone Pichek, o projeto nasceu após elas observarem que as crianças, ao invés de brincar com os brinquedos tradicionais oferecidos, optavam por explorar cantos do solário, pegando pedrinhas, folhas e gravetos.
“O interessante de se trabalhar com esse tipo de projeto investigativo é que ele coloca a criança como protagonista do processo de aprendizagem, onde o ponto de partida vai ser a curiosidade, as perguntas que eles vão fazendo, e as professoras, como meras mediadoras, servindo ali para ampliar e aprofundar as descobertas”, explicou a professora Simone.
Com objetivo de estimular a criatividade das crianças, são disponibilizados espaços com elementos naturais para elas inventarem suas próprias brincadeiras, promovendo autonomia nelas.
Conforme as professoras, por meio das atividades realizadas por meio do projeto, as crianças passam a interagir melhor uma com as outras e desenvolvem a melhora da linguagem.
“A criança se sente valorizada nesse processo, porque ali ela vai trabalhar em grupo, vai se desafiar. Quando não consegue resolver uma situação, o colega vai lá e ajuda. Então está sendo muito significativo, tanto para a turma, quanto para as professoras, porque a gente também está sendo desafiada a trazer semanalmente repertório de materiais, para as crianças poderem estar sempre tendo algo novo, diferente”, disse Simone.
Atualmente, o projeto contempla 21 crianças, com idades de 1 a 2 anos. A trajetória investigativa foi iniciada em 24 de março, com estimativa de término em meados de outubro deste ano.
Durante a trajetória, as propostas mais significativas abordadas foram as bandejas de experimentação, território dos aromas, tintas naturais, cultura indígena, exploração livre com elementos naturais, exploração sensorial com elementos da natureza, entre outros.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS


















