09.09.2025 - 17:05h
Setembro Amarelo: campanha busca conscientizar e incentivar a busca por ajuda
Prefeitura oferece apoio profissional por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
O dia 10 de setembro é lembrado mundialmente pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data tem como objetivo chamar a atenção para o tema e promover a conscientização da população sobre o assunto, que ainda é visto como um tabu pela maioria das pessoas. Apesar da data, a iniciativa é intensificada durante todo o mês, por meio da campanha Setembro Amarelo. Neste ano, o tema da ação é “Se precisar, peça ajuda” – um incentivo à busca por apoio.
A campanha é importante para sensibilizar e estimular o diálogo aberto sobre o sofrimento psíquico que acomete muitas pessoas. “O tema ainda é cercado por estigmas e silêncios. Então, ao valorizarmos a escuta, a empatia e o acolhimento, mostramos a essas pessoas que elas não estão sozinhas e que buscar ajuda é um gesto de coragem”, pontua a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal.
Ela explica que este auxílio profissional é oferecido no município por meio dos trabalhos e serviços disponíveis nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Hoje, são dois centros em atividade: o Caps II, voltado ao atendimento de pessoas adultas com transtornos mentais graves e persistentes; e o Caps AD, especializado no cuidado de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
“Além disso, estamos construindo na cidade o Capsi, que será destinado exclusivamente a cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes”, ressalta a secretária. A expectativa é que os atendimentos comecem ainda no primeiro semestre de 2026.
Conforme explica a diretora do Departamento de Planejamento em Saúde, a psicóloga Monalisa Lunardelli, os Centros de Atenção Psicossocial têm como papel central oferecer às pessoas o cuidado integral em saúde mental. “Isso garante um tratamento humanizado e antimanicomial”, ressalta.
De acordo com a diretora, o acesso aos centros é de porta aberta para os moradores da cidade. Ou seja, basta ir diretamente até um Caps para acolhimento, sem necessidade de encaminhamento prévio. “A equipe realiza uma avaliação inicial e então define o plano terapêutico singular, adequado ao paciente”, explica.
Os Centros
📍 Centro de Atenção Psicossocial – Caps II
Atende adultos com transtornos mentais graves e persistentes. Oferece acompanhamento psiquiátrico e psicológico, oficinas terapêuticas, atividades de reabilitação psicossocial, apoio às famílias e articulação com a rede de saúde e assistência social.
Endereço: Rua 916, nº 382 - Centro
WhatsApp: (47) 99982-2163
Atendimento: 7h às 19h (segunda a sexta-feira)
📍 Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD
Atende pessoas em sofrimento devido ao uso de álcool e outras drogas. Oferece tratamento ambulatorial intensivo e semi-intensivo, grupos terapêuticos, oficinas e acompanhamento multiprofissional.
Endereço: 5ª Avenida, esquina com a Rua Curitibanos, 339 - Bairro dos Municípios
Telefone: (47) 3261-6216
WhatsApp: (47) 99143-9995
Atendimento: 7h às 19h (segunda a sexta-feira)
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
