29.08.2025 - 11:06h
Famílias de crianças atípicas trocam experiências em encontro promovido por NEI
Mais de 20 famílias estiveram presentes na roda de conversa realizada em alusão à Semana da Inclusão
Gestores e profissionais do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Dona Maria Francisco Siqueira realizaram na tarde desta quinta-feira (28) o 3° Encontro Famílias em Conexão, que reuniu pais e responsáveis de crianças atípicas matriculadas na rede municipal de ensino. Com mais de 20 famílias presentes, a roda de conversa aconteceu no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) de Balneário Camboriú.
Realizado anualmente, o encontro possui o objetivo de acolher e oferecer trocas de experiências entre as famílias atípicas. Além da equipe gestora do NEI, também esteve presente a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Paula da Silva Lopes, e a terapeuta ocupacional Tayla Mach, que trouxeram para a roda de conversa perspectivas inclusivas sobre o desenvolvimento infantil.
A orientadora educacional do NEI Dona Maria Francisco, Jeanine Pinheiro, destacou a importância de promover encontros inclusivos com as famílias dos alunos, o que aproxima a comunidade escolar e cria novos vínculos.
“A nossa escola está sempre muito preocupada em acolher todas as famílias e nessa semana da inclusão, nós gostamos de receber os pais com esse evento, que está em seu segundo ano com uma roda de conversa bem informal, para acolher mesmo. Aqui os pais puderam trocar informações com a nossa professora do AEE e também com uma terapeuta ocupacional, que se disponibilizaram para conversar com essas famílias”, enfatizou.
Para a professora Ana Paula, que também é uma mãe atípica, o atendimento oferecido para as crianças com deficiência deve ser acompanhado do acolhimento das famílias.
“Quando eu optei em trabalhar na sala do AEE, foi para fazer a diferença, para acolher primeiro as famílias, as mães, como eu também fui acolhida. Foi para fazer esse primeiro momento de acolhimento das mães, para elas confiarem no meu trabalho”, destacou.
Tiago Lucimar, pai de uma menina atípica, participou do encontro pela primeira vez.
“Esse encontro é uma forma de inclusão. Essa semana especial promove mais acessibilidade, mais proximidade com as famílias, e acredito que a partir disso, muita coisa tende a melhorar”, disse.
Patrícia da Silva Rodrigues também esteve presente pela primeira vez na roda de conversa. Para ela, a ação mostra respeito às crianças e às famílias.
“Isso é inclusão, e eu acho que essas reuniões nos aproximam tanto das crianças, quanto dos pais e professores. A gente pega mais carinho e é um conhecimento maior para nós”, destacou.
Durante a Semana da Inclusão, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú está realizando atividades e encontros nas unidades de ensino, envolvendo pais e alunos da rede municipal.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS




