26.08.2025 - 19:33h
Balneário Camboriú iniciará soltura dos primeiros wolbitos
Evento oficial de lançamento do método, que chega também a Blumenau e será expandido em Joinville, aconteceu nesta terça-feira (26)
Foi realizado nesta terça-feira (26), em Joinville, o lançamento oficial da implantação do Método Wolbachia nas cidades de Balneário Camboriú e Blumenau. O evento, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Glória, reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da Wolbito do Brasil, e marcou também a expansão do método na cidade de Joinville, que adotou o Wolbachia ainda no ano passado. Natural, autossustentável e seguro, o método é um importante aliado na prevenção de doenças como a dengue, Zika e chikungunya.
Balneário Camboriú foi representada no evento pelo vice-prefeito, Nilson Probst; pela secretária de Saúde, Aline Leal; pelo diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz; e pelo diretor da Vigilância Sanitária, George Schumann. “É um momento muito importante não apenas para Balneário Camboriú, mas para toda região. Passaremos a contar agora com mais uma ferramenta de combate à dengue, que vem pra somar junto às ações e medidas preventivas já adotadas no município”, ressalta o vice-prefeito.
A secretária de Saúde reforça que o método é natural e seguro para as pessoas, animais e meio ambiente. “Foram meses de estudos e análises para, agora, de fato, trazermos o Wolbachia para a cidade. Balneário Camboriú está preparada e a equipe capacitada para iniciar de forma segura e eficaz mais esta forma de prevenção no município”, pontua Aline.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e governos estadual e municipal. “A primeira fase de soltura em Joinville teve um sucesso muito grande, sob o ponto de vista da aceitação da população. Os resultados precisam ser avaliados a longo prazo, mas já tivemos no primeiro semestre de 2025, uma redução drástica dos casos de dengue na cidade e, acima de tudo, nenhum óbito, e isso é o mais importante. Isso é fruto de ações integradas e concretiza um esforço da administração municipal, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, sendo essa a tônica do SUS”, avalia o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta.
Liberação inicia nesta quarta-feira (27)
A soltura dos primeiros Wolbitos em Balneário Camboriú acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 6h, e contemplará rotas já definidas nos bairros Nações e Ariribá. A liberação dos mosquitos se estenderá durante 26 semanas e contemplará também os bairros Municípios e Centro (vias ímpares até a Rua 2500).
Conforme explica o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, a partir de setembro as solturas passarão a ser realizadas semanalmente, sempre às terças e quintas-feiras, na primeira hora da manhã. “Por isso, é importante que as pessoas saibam como a soltura é realizada, para não estranhar a movimentação nos bairros. Um carro identificado da Vigilância Ambiental vai passar por estes locais, soltando, pela janela, os Wolbitos”, afirma.
O método
O método utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza, como abelhas e borboletas. Quando os mosquitos com Wolbachia se reproduzem com os mosquitos locais, transmitem a bactéria para seus filhotes. E assim acontecerá de forma contínua, não sendo necessária nova liberação de insetos, por isso o método é autossustentável. Com o tempo, a maioria dos mosquitos da região passa a ter Wolbachia — reduzindo significativamente a transmissão dos vírus, e protegendo a população de forma ininterrupta.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Fotos: Divulgação / Secom
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS

