25.08.2025 - 17:42h
No Dia do Feirante, saiba quais são as ações implantadas para fortalecer as feiras livres em Balneário Camboriú
Em 2025, profissionais formalizaram uma entidade representativa
Profissionais que desempenham um dos ofícios mais antigos do mundo, os feirantes são homenageados no Brasil nesta segunda-feira (25). O Dia do Feirante é alusivo à oficialização das feiras livres na cidade de São Paulo, em 25 de agosto de 1914.
Em Balneário Camboriú, os profissionais que vendem produtos frescos ou artesanais conquistaram espaço nas tradicionais feiras livres que ocorrem em diferentes locais da cidade. A categoria ganhou força recentemente, em 14 de agosto, quando foi criada a Associação dos Feirantes de Balneário Camboriú (AFBC), com apoio técnico e institucional da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.
Apoiar a formalização de uma entidade representativa não foi a única ação do poder público para fortalecer as feiras e a economia criativa. Periodicamente, a Fundação Cultural promove o Papo de Feira, em que são debatidos assuntos de interesse da categoria (veja no fim do texto todas as ações realizadas em 2025 para desenvolver o segmento).
Visitas técnicas também são estratégias para fomentar as feiras do município. No fim de semana passado (23 e 24), uma comissão formada por dez feirantes viajou a Curitiba (PR) para conhecer a gestão da Feira do Largo da Ordem, que reúne mais de 800 expositores. A ação, promovida pela Fundação Cultural, teve como objetivo trocar experiências, buscar referências e conhecer modelos de organização, logística e curadoria que possam ser aplicados às feiras do município. De acordo com o diretor de Artes da Fundação Cultural, Ed Rocha Jr., a visita foi mais um passo para o fortalecimento da economia criativa e a valorização dos feirantes como agentes culturais. “Pela primeira vez, nós da Fundação Cultural, junto com os feirantes, viemos para Curitiba para conhecer uma das maiores feiras do Brasil. Esse é um momento histórico para nossas feiras. Conhecer novas formas de logística, de montagem e de gestão mostra o nosso compromisso com o presente e o futuro das feiras de Balneário Camboriú”, disse Ed.
Os feirantes de Balneário destacaram a relevância da iniciativa. “Foi uma experiência riquíssima, que vamos levar para o coletivo da feira. Isso vai enriquecer muito nosso lado cultural. Agradecemos à Fundação Cultural por todo o apoio e parceria”, contou Celso Ferreira, expositor da Praça da Bíblia. Presidente da recém-criada Associação dos Feirantes de Balneário Camboriú, Daniela da Silva dos Santos celebrou os aprendizados. “Uma feira grande, com mais de 800 feirantes, mas o que estamos trazendo para Balneário é a certeza de que estamos no caminho certo”.
Estão cadastrados na Fundação Cultural 104 feirantes ativos. As feiras fixas promovidas pelo poder público ocorrem aos sábados, das 9h às 15h, na Praça da Bíblia (Feira da Cultura), e aos domingos, das 10h às 16h, na Praça do Pescador (Feira da Barra). Além desses dois eventos regulares, os feirantes participam das festas oficiais do município e de feiras itinerantes, como a Feira Noturna, feiras na orla e a Feira de Verão (realizada durante a alta temporada, de quinta-feira a sábado). Balneário Camboriú conta também com a tradicional Feira da Rua 200 aos sábados e quartas-feiras, das 6h às 12h, na lateral do Teatro Municipal Bruno Nitz, com organização dos feirantes que a integram.
Ações implantadas em 2025 para fortalecer as feiras
Feira de verão prolongada
Realizada tradicionalmente de quinta-feira a sábado na alta temporada, a Feira de Verão da Praça da Bíblia ocorreu diariamente de 3 a 15 de janeiro de 2025, das 16h às 22h.
Mais de 15 novos feirantes
Em 12 de março de 2025, a Fundação Cultural iniciou um mutirão para zerar a fila de espera e ampliar a diversidade e qualidade dos produtos oferecidos nas feiras de artesanato e alimentação da cidade. No mutirão, foram concentrados esforços no processo de curadoria, ou seja, na análise dos feirantes inscritos para as feiras e seus produtos. Os aprovados começaram a ser chamados em maio.
Feirantes nas festas de inverno
Os feirantes cadastrados na Fundação Cultural puderam expor e vender seus produtos nas tradicionais festas de inverno de Balneário Camboriú.
Feira Noturna
A Praça da Bíblia teve Feira Noturna em 10 de julho, junto com um evento comemorativo dos 61 anos de Balneário Camboriú. A feira foi piloto e atendeu a pedidos de feirantes, que reivindicaram novas oportunidades de participação, especialmente durante datas comemorativas e eventos de grande circulação.
Feira na Orla
A primeira feira itinerante da orla da Praia Central ocorreu dias 2 e 3 de agosto, durante o 7º Arrancadão de Canoas Artesanais. Com artesanato, gastronomia local e música ao vivo no trecho revitalizado da orla (entre as ruas 4400 e 4600), a feira foi evento piloto, para testar a aceitação do público.
Criação do encontro Papo de Feira
Três edições do encontro Papo de Feira ocorreram neste ano, no Teatro Municipal Bruno Nitz, para discutir temas do interesse dos feirantes.
Demolição do Pipi Dog
A retirada do espaço do “Pipi Dog” na Praça da Bíblia, inutilizado e foco de reclamações, possibilitará a expansão da Feira da Cultura.
Aquisição de novas tendas
A Fundação Cultural finalizou o processo de compra de dez novas tendas, que deverão estar disponíveis aos feirantes em menos de 20 dias. Paralelamente, novas tendas poderão ser entregues aos feirantes por meio do Edital 004/2025, chamamento público que objetiva selecionar apoiadores culturais para feiras livres do município. Os apoiadores selecionados doarão tendas com a logomarca do patrocinador.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Fundação Cultural/Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS




