16.08.2025 - 18:54h
Confraternização entre famílias e alunos do CEAC movimenta Praia Central em BC
A primeira edição do “Família CEAC na Praia”, promovido pelo Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) Projeto Oficinas, foi celebrada por familiares e alunos na manhã deste sábado (16). O evento foi realizado nas areias da Praia Central, em frente à Rua 3.800, no espaço onde acontecem as atividades do projeto Nossa Escola, Nossa Praia (NENP).
Professores, alunos e suas famílias participaram de atividades esportivas e recreativas, e desfrutaram de um lanche compartilhado disponibilizado pela equipe do CEAC. Uma banda formada por pais e estudantes fez o público dançar e se divertir ao som de diversos gêneros musicais.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, esteve presente na confraternização e destacou a união da comunidade, professores e alunos na fomentação do Projeto Oficinas.
“O Projeto Oficinas vem crescendo há muito tempo, com mais de 20 anos de história, e isso graças à dedicação e comprometimento de todos. Eu vejo que esse projeto não é só para os alunos, ele é para toda uma família. A gente tem muita coisa boa ainda para fazer e tem muitas melhorias que vão vir”, comentou.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, ressaltou a importância de aproximar as famílias do CEAC por meio de eventos como a confraternização realizada neste fim de semana.
“A educação vai além da sala de aula, ela é construída coletivamente, com a participação de professores, pais, responsáveis e da comunidade. Nosso compromisso é seguir ampliando iniciativas que aproximam as famílias e fortalecem a rede de apoio em torno dos estudantes”, enfatizou.
Para o diretor do CEAC, Douglas Bellasalma, a confraternização é também um momento de comunicação entre pais/responsáveis e os profissionais que atuam no CEAC.
“É muito importante, além da integração física e emocional, ter essa comunicação para que eles possam reivindicar algo que está faltando ou precisando ser melhorado. Todos estamos sujeitos à falhas, porém nós queremos corrigir para que o projeto cresça cada vez mais. É fundamental ter essa visão de crescimento, e família é o eixo principal para que possamos ter esse crescimento”, ressaltou.
Josiane Aparecida Rodrigues de Moura, mãe da Rafaela, de 9 anos, inscreveu a filha no projeto para evitar o uso de telas, algo que teve um retorno significativo.
“Já vai fazer um ano que ela está na patinação e também faz a oficina de teatro. Eu a coloquei no projeto para tirá-la do celular e hoje em dia ela nem procura, nem tem mais celular. Então foi algo realmente maravilhoso pra gente”, comentou.
Rafaela, que também chegou a fazer inglês no CEAC, ficou feliz em poder fazer novas amizades através das oficinas. “Eu gosto porque aprendo bastante, gosto de prestar atenção no que é ensinado, além de que fiz muitas amigas durante esse período”, disse.
O “Família CEAC na Praia”, além de promover integração, também se tornou um momento de escuta da comunidade, com objetivo de melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelo CEAC.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS