15.08.2025 - 08:44h
Educação implementa sala de amamentação em Núcleo de Educação Infantil
Criação do ambiente foi promovida por meio do projeto “Colo que Nutre: Creches como Promotoras do Aleitamento Materno”
No mês dedicado à promoção do aleitamento materno, Agosto Dourado, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, por meio do Setor de Nutrição, criou uma sala de amamentação no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Iate Clube, espaço acolhedor que oferece conforto e privacidade às mães que amamentam. A iniciativa marca o início da implementação do projeto “Colo que Nutre: Creches como Promotoras do Aleitamento Materno”.
A primeira sala desenvolvida em um núcleo passou a atender no dia 7 de agosto. O espaço no NEI Iate Clube possibilita que as mães possam continuar ofertando o leite materno aos filhos mesmo quando eles estão sob os cuidados da unidade de ensino.
Além do núcleo, um espaço exclusivo para amamentação também foi implementado na sede da Secretaria de Educação, para que as mães possam amamentar enquanto realizam procedimentos administrativos, como a matrícula escolar, por exemplo.
“Estamos no Agosto Dourado e tivemos a alegria de entregar estes dois espaços para as mães que ainda amamentam. A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, fortalecendo o laço materno e garantindo à criança o alimento mais completo que existe. Vamos continuar trabalhando para que o projeto seja ampliado para outras unidades”, disse a prefeita Juliana Pavan.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destaca que a iniciativa nasce da sensibilidade e dedicação do Setor de Nutrição, que mantém um olhar atento com o desenvolvimento infantil.
“Reconhecemos a importância do aleitamento materno para o crescimento saudável das crianças, por isso é necessário garantir espaços adequados para que isso seja feito. O Colo que Nutre reforça o compromisso da equipe de nutrição com o bem-estar das crianças, que agora poderão ser amamentadas em um local planejado e preparado para isso”, disse.
A nutricionista Sheila Demétrio Reis, do Setor de Nutrição da Secretaria de Educação, fala da importância de concretizar esses espaços.
“Para mim, como nutricionista, mãe e lactante, este projeto tem um significado muito especial. Ele vai muito além de um espaço físico, é um investimento no início mais importante da vida de uma criança. Ao oferecer um espaço adequado e acolhedor dentro da creche, nós garantimos que as famílias tenham tranquilidade e privacidade para viver esse momento, mesmo fora de casa”, ressaltou.
A meta é que o projeto contemple todas as unidades da rede municipal que possuam salas de Berçário 1, garantindo espaços adequados para as mães e crianças.
NEI Iate Clube é o primeiro a implementar projeto
A diretora do NEI Iate Clube, Marlene Mazurek dos Santos, viabilizou uma das salas administrativas para implantação do projeto. Antes do espaço adequado, ela sedia a própria sala para as mães lactantes, a qual foi transformada na atual sala de amamentação.
“A gente disponibiliza uma cadeira e chamava a mãe para amamentar, mas perdíamos muito, pois elas percebiam que estavam em um espaço que não era delas e automaticamente pensavam que estavam atrapalhando”, disse.
Marlene explica que agora, com a sala de amamentação, as mães possuem um espaço tranquilo, com poltrona, almofadas, banheiro exclusivo, puff e brinquedos.
“Estou muito feliz com esse espaço, pois estou acolhendo as mães que deixam comigo seus maiores tesouros. Tenho certeza que esse resultado vai ser positivo, e espero que todas as unidades de educação infantil percebam o valor de ter um espaço como esse”, concluiu a diretora.
A sala preparada no NEI Iate Clube foi recebida com muita emoção. Samanta Dall Agnol, mãe de Vinícius, de um ano, celebrou a disponibilidade de um cantinho confortável e seguro para amamentar.
“Esse espaço é fundamental. É uma novidade que tem que se espalhar para outros lugares, porque é pela saúde deles e a nossa também. Ter esse local aconchegante para amamentar é maravilhoso, e aqui a gente consegue ficar pertinho deles, de forma confortável e acessível”, comentou.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS






