14.08.2025 - 15:20h
Com o teatro lotado, comunidade prestigiou o espetáculo “Vida Marinha” do CEAC em Balneário Camboriú
Evento reuniu arte e conscientização ambiental no palco do Teatro Municipal Bruno Nitz
O espetáculo “Vida Marinha: Coleção em Cena”, do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) Projeto Oficinas, emocionou um grande público na tarde de quarta-feira (13), em Balneário Camboriú. A apresentação, realizada no Teatro Municipal Bruno Nitz ocorreu em dois horários distintos, às 16h e 19h. Nas duas sessões, o local estava lotado de pessoas que prestigiaram o evento, que reuniu cerca de 150 alunos de 12 oficinas diferentes.
Antes de iniciar o espetáculo, os alunos da oficina de capoeira se apresentaram para o público presente em frente ao teatro. Em seguida, autoridades e representantes do CEAC se reuniram no palco para a solenidade de abertura. O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, o diretor do CEAC, Douglas Bellasalma, e demais coordenadores e professores estiveram presentes no ato.
A história do grande espetáculo nasceu com a criação dos figurinos que compuseram a encenação, idealizados e criados pelo figurinista do CEAC Cézar Silveira. O artista, que se aposenta em setembro, teve seu trabalho destacado na cerimônia de abertura, sendo ovacionado com aplausos do público e de toda a equipe e alunos do CEAC.
O vice-prefeito Nilson Probst enfatizou o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no CEAC. “Por meio das atividades desenvolvidas no contraturno escolar, os alunos têm a oportunidade de explorar seus talentos. O CEAC incentiva a cultura, a arte e o esporte, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, destacou.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, reforçou a importância do Centro Educacional para a população de Balneário Camboriú. “As atividades do CEAC estimulam novos talentos e a criatividade dos alunos. O espetáculo apresentado é o resultado do trabalho que vem evoluindo a cada ano, com um tema que impacta e conscientiza”.
Arte e conscientização ambiental em destaque no palco
O diretor e roteirista da peça, Guilherme Trautmann, celebrou o sucesso da peça, apresentada em dois momentos distintos.
“Ficamos surpresos com o público da tarde, tivemos um teatro quase lotado no primeiro horário. Os estudantes estavam com uma expectativa de fazer um ensaio aberto à tarde, e a noite ser a apresentação de fato, mas acabou que fizemos uma excelente encenação à tarde como estreia. Todos estavam ansiosos, mas muito felizes. Tudo foi realmente lindo”, destacou.
A aluna da oficina de violão, Júlia Ioná Bellasalma, de 16 anos, enfatizou a importância de cada oficina para a realização do espetáculo. “A parte musical complementa ainda mais a apresentação, não deixa um vazio no fundo e traz aquela emoção e sentimento pra cena”, comentou.
Aluno da oficina de teatro, João Pedro Lopes vê o espetáculo como uma oportunidade de mostrar o que aprendeu com as aulas no contraturno escolar. “O mais importante é mostrar o nosso trabalho do projeto oficinas, que atende várias áreas, e também trazer um pouco da imensidão do mar, como precisamos cuidar e toda a revolta por trás disso, fazendo a plateia refletir com a gente”, ressaltou.
Estiveram envolvidos na apresentação alunos das oficinas de teatro, hip hop, ginástica rítmica, patinação, capoeira, balé, literatura, contação de histórias, informática, inglês, violão, desenho e ambiarte. O projeto também promove a inclusão do corpo docente, gestores, administradores e demais servidores.
Professores também integraram a encenação teatral, como a professora de hip hop Camila Oliveira, que além de fazer a direção de algumas cenas com estudantes dos cursos de hip hop e dança contemporânea, também participou da apresentação como performer e assina a Produção e Comunicação do espetáculo.
Espetáculo Vida Marinha
A construção das peças que deram vida ao espetáculo surgiu a partir do pedido de uma orientadora do CEAC para contemplar o calendário de atividades da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2023. No mesmo ano, foi realizado um desfile com as roupas e, em 2024, uma apresentação teatral foi realizada com base nos figurinos.
Desde o desfile, as peças foram sendo transformadas e, a cada ano que passa, o espetáculo evolui mais. O trabalho desenvolvido pelo Projeto Oficinas reforça a importância de aproximar as crianças e adolescentes da arte e cultura, formando cidadãos mais conscientes e engajados.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS












