10.08.2025 - 10:00h
LIC: Emoção e história marcam a abertura do 1º Festival de Choro de BC
Evento segue neste domingo com oficinas gratuitas e show de encerramento no Teatro Bruno Nitz
Este sábado (9) marcou a abertura do 1º Festival de Choro de BC. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), por meio da Fundação Cultural, o evento - que segue até domingo (10) - reverencia o Choro, gênero musical reconhecido em 2024 como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A partir das 19h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, o público pôde apreciar um Pocket Show apresentado por Bruno Moritz e Rodrigo Erbs, que celebrou a vida e a obra do maestro, compositor, arranjador e educador musical Aldo Krieger (1903-1972). Krieger dedicou sua vida à música e foi um dos fundadores do Conservatório de Música de Brusque e da Associação Coral de Florianópolis.
“É muito importante unir música e história, especialmente a de Santa Catarina, por meio da obra do Aldo Krieger, um dos maiores compositores do nosso estado. Tenho contato com o trabalho dele há muito tempo, mas sempre surgem novidades. O 1º Festival de Choro de BC é muito relevante, reunindo grandes nomes do Choro, de Santa Catarina e de fora, e homenageando nosso povo, parte fundamental da música brasileira”, disse o músico Bruno Moritz.
Em seguida, ocorreu a 1ª Mostra de Choros do Vale do Itajaí, com a execução das músicas autorais selecionadas pelos curadores do evento, Ricardo Pauletti e Wagner Segura. Encerrando a noite, às 21h, aconteceu o jam, que teve abertura com o grupo Aperta o Passo, de Navegantes (SC).
Realizado pela cantora Susi Brito, com direção musical de Tiago Brizolara, o festival segue até este domingo (10), com oficinas gratuitas, apresentações musicais e show de encerramento - que será realizado no Teatro Bruno Nitz, a partir das 20h (programação completa abaixo).
Para Susi, Balneário Camboriú tem muitos artistas e estilos, espaços para todos, mas o cenário do Choro ainda era um vazio. “Enquanto cidades vizinhas, como Itajaí, Porto Belo, Joinville e Florianópolis, já realizam eventos, aqui ainda faltava esse movimento. Então decidimos agir, porque temos músicos talentosos para isso. E tudo isso aconteceu graças à LIC. Convido a todos para participar desse evento, totalmente gratuito, e viver a experiência única de apreciar o Choro, valorizar nossos artistas e ajudar a fortalecer esse gênero tão importante da música brasileira”, destacou.
“O Festival de Choro de Balneário Camboriú é mais um dos brilhantes trabalhos da cena artística e musical de nossa cidade, fruto da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Demonstra a força da diversidade cultural do município, que tem trabalhos artísticos voltados para diferentes públicos. E ainda com a sensibilidade de levar este ritmo para a população com ações nos bairros”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Victoria Roldão e Lucas Souza, de Florianópolis, estão em Balneário Camboriú neste final de semana e prestigiaram a abertura do festival na Praça do Pescador. “É um gênero muito lindo, que transmite muita emoção. Estamos maravilhados com a qualidade e felizes por conhecer mais sobre a história do Choro através destes músicos”, comentou o casal.
Confira a programação deste domingo (10)
* 10h às 13h: Oficina “Bateria no Choro” com Guilherme Ledoux (Espaço MPM)
* 14h30 às 17h30: Oficina Prática em Conjunto / "Roda Aberta" (Marquise do Teatro Municipal Bruno Nitz)
* 20h: Show de Encerramento (Teatro Municipal Bruno Nitz)
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e fotos: Pedro Henrique Homrich
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





