09.08.2025 - 16:38h
Balneário Camboriú promove ações de conscientização do Agosto Lilás
Durante o mês de agosto, em alusão ao Agosto Lilás, Balneário Camboriú realiza uma série de ações pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, divulgando os mecanismos de denúncia e as formas de prevenção. A cor lilás foi escolhida por simbolizar a luta e a esperança de um futuro sem violência para as mulheres.
A prefeita Juliana Pavan reforça o compromisso do município com a causa: "O Agosto Lilás é um mês de intensificação, mas a luta contra a violência feminina é diária em Balneário Camboriú. Queremos que todas as mulheres se sintam seguras e empoderadas para denunciar e buscar ajuda. Nossas ações visam construir uma cidade onde a violência não tenha vez", afirmou.
O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, enfatiza o compromisso da secretaria com a rede de apoio: "O Agosto Lilás é uma oportunidade de intensificar a conscientização e fortalecer os laços de apoio às mulheres de Balneário. Nosso foco é garantir que os serviços de proteção sejam eficientes e acessíveis, assegurando que toda mulher tenha amparo para sair ou evitar ciclos de violência"
As atividades são promovidas pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com outras secretarias, entidades e lideranças locais.
Confira a programação:
12 de agosto, às 13h30 – Capacitação no Bairro dos Municípios
Agentes de saúde receberão formação sobre atendimento humanizado e não revitimização de vítimas de violência doméstica.
14 de agosto, às 6h – Blitz Educativa “Acorda Mulher”
Ação informativa nas primeiras horas da manhã, com entrega de materiais sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia. A blitz deve ocorrer na Avenida dos Estados.
15 de agosto, às 19h – Evento na Câmara de Vereadores
Encontro sobre redes de apoio no combate à violência contra a mulher, coordenado pela vereadora Ciça Müller.
19 de agosto, às 19h – Evento comunitário no Bairro da Barra
Reunião na sede da Associação de Moradores, com presença da Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) e da Procuradoria da Mulher. Todas as redes de apoio do município estão convidadas.
20 de agosto, às 18h30 – Audiência na Assembleia Legislativa
Representantes de Balneário Camboriú, incluindo a Diretoria de Políticas para as Mulheres e diversas convidadas, apresentarão ações locais de combate à violência contra a mulher.
28 de agosto – Ação com alunos de psicologia da UniAvan
Apresentação do Projeto Cicatrizes Invisíveis e outras políticas públicas desenvolvidas pela Diretoria de Políticas para as Mulheres.
Denúncias e apoio
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), que funciona 24 horas por dia, de forma anônima e gratuita, em todo o Brasil. Outros canais importantes são o 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Municipal, o aplicativo Direitos Humanos Brasil, a Delegacia da Mulher (DPCAMI) e o Ministério Público.
Em Balneário Camboriú, o programa Abraço à Mulher oferece suporte jurídico e psicológico gratuito, com funcionamento 24 horas, através do telefone (47) 99982-1906.
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
