A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) informa que, nesta sexta-feira (08), por medida de segurança, interrompeu temporariamente a captação e o tratamento de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Camboriú. A decisão foi tomada após a identificação de manchas de óleo nas proximidades da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), no município de Camboriú.
A equipe técnica da Emasa atua para investigar o possível ponto de origem do contaminante no leito do Rio Camboriú, acima da captação. A autarquia também acionou a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM) para colaborar na identificação da origem do óleo e nas medidas ambientais cabíveis.
Como medida preventiva, o fornecimento de água em Camboriú foi temporariamente suspenso. Já em Balneário Camboriú, o abastecimento segue mantido com apoio dos reservatórios, que ainda apresentam capacidade operacional. No entanto, a Emasa alerta que, dependendo da duração da paralisação, alguns pontos da cidade poderão sofrer redução no fornecimento nas próximas horas.
Ainda não é possível precisar quais regiões serão afetadas, mas é importante que a população faça uso consciente da água enquanto trabalhamos para solucionar o problema, explica o diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade.
Após a identificação da origem do contaminante e a adoção das providências necessárias, será realizada uma descarga preventiva na rede e o tratamento de água será retomado com segurança para Balneário Camboriú e Camboriú.
A Emasa continuará atualizando a população sobre o andamento das investigações e a normalização do serviço.
________________________
Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu