05.08.2025 - 15:44h
"Não Cale a Sua Voz" chega à Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú
Exposição fotográfica tem o objetivo de dar voz, rosto e visibilidade à luta contra a violência contra as mulheres
A exposição "Não Cale a Sua Voz" chega à Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú neste mês de agosto, por ocasião do Agosto Lilás, campanha pelo fim da violência contra a mulher. A mostra será aberta oficialmente nesta terça-feira (5), às 18h, e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 24 de agosto.
Idealizada pela atual diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter, a exposição teve origem em 2023 com o objetivo de criar um impacto positivo na luta contra a violência de gênero. Desde então, a mostra já esteve em locais como a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no Ministério Público de SC e no Museu da Justiça do Rio de Janeiro.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou a importância de ações integradas para enfrentar a violência contra as mulheres. "Iniciativas como essa reforçam nosso compromisso com a segurança e o acolhimento às mulheres, mostrando que a sociedade precisa agir coletivamente para combater esse grave problema. Cada fotografia desta exposição é um chamado à responsabilidade coletiva. Balneário Camboriú se orgulha de sediar um trabalho que transforma dor em coragem e empatia", enfatiza.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, não se pode subestimar o papel da conscientização no enfrentamento à violência. "Não podemos tratar a violência contra a mulher como um problema isolado. É preciso falar, ouvir, acolher e, principalmente, romper com o silêncio que perpetua o sofrimento. Queremos que a cidade reconheça o poder das redes de apoio", aponta.
Para Anna Nienkötter, esta exposição é resultado de uma experiência pessoal e um ato de resistência coletiva. "Essa exposição nasceu da dor que eu vivi, mas também da força que encontrei ao me recusar a calar. Sobrevivi a uma tentativa de feminicídio e escolhi transformar minha dor em luta, pois sei o quanto o silêncio pode matar por dentro e o quanto as redes de apoio salvam vidas", afirma.
A Coordenadora do Grupo de Proteção à Mulher Municipal, da Guarda Municipal, Tássia Bruna Carvalho Coutinho, também reforça a importância do trabalho integrado. "Nosso papel é oferecer um olhar humanizado e acolhedor às vítimas. Cada imagem exposta reforça a importância do nosso trabalho na linha de frente, garantindo proteção e cuidado às mulheres vítimas de violência. A presença dos Guardas Municipais nas ruas e nas imagens da mostra evidencia que segurança também é escuta, cuidado e prevenção em todas as fases", enfatiza.
A exposição reúne 23 fotografias feitas por Nórton José, que captam imagens impactantes de mulheres que romperam o silêncio. Muitas das fotografadas são vítimas de violência doméstica, obstétrica, política, assédio e importunação sexual, que encontraram coragem para transformar suas histórias. A mostra é também um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Grupo de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal.
A jornalista Scheila Cristina Frainer Yoshimura, que assina o texto de apresentação, descreve como a exposição confronta o público com a dor e a superação. “Em um primeiro momento, as fotos em preto e branco captam a dor profunda, com as mulheres retratadas recebendo nomes de flores para preservar suas identidades. Na sequencia, as imagens coloridas simbolizam o renascimento e a coragem de mulheres que transformaram suas vidas após sofrerem violência doméstica, obstétrica, política, importunação ou assédio sexual”, explica.
Segundo dados da 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 o Brasil registrou 87.545 estupros e 1.492 feminicídios. Só em Santa Catarina foram registrados 51 feminicídios. Estes números, portanto, reforçam a relevância de ações como a exposição "Não Cale a Sua Voz".
A exposição é uma parceria entre a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, pro meio do Grupo de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, através do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, e a Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
