26.07.2025 - 09:00h
Idosas da SPI celebram o Dia dos Avós com carinho e reconhecimento dos netos
Comemorada em 26 de julho, a data reforça o cuidado e carinho entre as gerações
Celebrado neste sábado (26), o Dia dos Avós resgata a importância de valorizar e respeitar as figuras mais velhas da família. Em Balneário Camboriú, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) atende diversas pessoas acima de 60 anos que se mantêm ativas por meio das oficinas, com objetivo de permanecerem saudáveis para conseguir acompanhar os netos nas brincadeiras e momentos de diversão.
Além de promover as atividades, a SPI também foi a responsável por fortalecer os laços entre uma avó e sua neta. Elvira Zattar Guerra, de 70 anos, é uma das idosas atendidas na oficina de tecnologia, realizada de forma voluntária por sua neta, Júlia Felipe Zattar Guerra, de 19 anos.
“Para mim, ter contato com uma neta que presta serviço na SPI é um orgulho muito grande. Sempre fomos muito apegadas uma à outra, mas depois que ela começou a trabalhar na secretaria se tornou mais paciente, mudou sua forma de olhar para o idoso”, comentou Elvira.
Júlia explica que atuar na SPI se tornou uma experiência única, em que pode unir o trabalho voluntário e o cuidado com Elvira. “Atender minha avó na oficina de tecnologia é muito especial. Ver o brilho nos olhos dela ao aprender algo novo me enche de orgulho. É gratificante ensinar e, ao mesmo tempo, viver esse momento ao lado dela, que faz parte da minha rotina e da minha vida”.
Avó e neta descrevem a própria relação como “muito forte e cheia de afeto”. Atualmente, elas moram juntas, compartilhando o dia a dia, alegrias e desafios. “Ela é minha base, minha companhia e meu alicerce. Temos uma conexão muito bonita, de cuidado mútuo”, disse Júlia.
“Meus netos são vida para mim. Muitas vezes me enxergo na minha neta quando era mais nova. É alegria, preocupação e cuidado. É um orgulho vê-los conquistando seus espaços no mundo. Quero estar com eles ainda por muito tempo”, destacou Elvira.
Uma avó ativa
Maria Izabel da Costa, de 69 anos, faz questão de se manter ativa para acompanhar a energia dos netos, Vicente Costa Pettenazz, de 8 anos, e Sophia Pietra Costa Gomes Pettenazz Duarte, de 15.
“Sou uma avó carinhosa, prestativa e bem presente. Eles me fazem sentir muito viva e com ânimo pra fazer muita coisa, como brincar, correr na praia, brincar na piscina, assistir um programa de TV e ir ao cinema”, destacou Maria.
Vicente e Sophia comentam que a avó é uma parte importante da família, e que representa para eles “alegria e paz”.
“Gosto de quando a gente consegue sentar e conversar um pouco, mesmo que sejam conversas rápidas, para colocar as fofocas em dia”, disse Sophia. Já Vicente, gosta de assistir filmes de animação com a avó em seus dias juntos.
Ao recordar dos momentos com Maria, os netos destacaram as lembranças mais marcantes que tiveram com a avó nos últimos anos. Sophia relembrou a época em que passavam o dia todo juntas, brincando, colhendo laranja e costurando. Vicente recordou sobre os momentos no antigo apartamento, em que desciam para brincar na rua, celebrando uma infância “raiz”.
Para Maria, o Dia dos Avós representa mais um dia para comemorar com seus netos, sendo também uma data para reforçar o papel dos mais velhos nas famílias.
Secretaria da Pessoa Idosa
A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) atende de segunda a sexta-feira, com oficinas gratuitas destinadas ao público com mais de 60 anos de Balneário Camboriú. Diariamente, são atendidas mais de mil pessoas nas dependências da secretaria, localizada na Rua 1822, nº 614, Centro.
Os idosos também recebem oficinas que trabalham a questão do equilíbrio, para prevenir quedas, um dos incidentes mais comuns com pessoas acima dos 60 anos.
Entre as oficinas disponíveis, as mais procuradas são aquelas que exigem movimento corporal, como o pilates, danças e ritmos. Já as atividades de bingo e mateada, que faz referência à cultura gaúcha, chegam a ter entre 150 e 200 participantes.
Para o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, o Dia dos Avós é uma data especial, celebrada também pela SPI.
“A SPI tem um papel muito importante na vida dos nossos avós. Aqui nós promovemos o fortalecimento físico, mental e de laços familiares. Um avô que esteja em plena atividade física e mental, tem melhores condições de se relacionar com a sua família, com os seus filhos, netos e bisnetos. É desta forma que a SPI tem contribuído para melhorar a vida de milhares de avós da nossa cidade”, destacou.
O Dia dos Avós, além de ser uma homenagem, também é um lembrete da sabedoria, do carinho e da presença dessas figuras em suas famílias. Histórias como as de Elvira e Maria reforçam a importância de valorizar e se conectar com as gerações anteriores.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS




