24.07.2025 - 20:59h
Controladoria apresenta balanço dos trabalhos do primeiro semestre
Na tarde desta quinta-feira (24), a prefeita Juliana Pavan esteve reunida com a equipe técnica da Controladoria-Geral do Município para avaliar os trabalhos realizados pela secretaria durante o primeiro semestre deste ano. Além da controladora-geral, Angelita Koslowski, participaram da reunião de trabalho o procurador-geral do município, Diego Montibeler; o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva; o secretário de Gestão de Pessoas, Ari Souza, e o presidente do Instituto +BC, Nivaldo Pinheiro.
O objetivo foi verificar o andamento das auditorias internas e externas que, desde o início do ano, estão sendo executadas para verificar contratos firmados no município. As auditorias internas estão sendo realizadas por colaboradores efetivos, já as externas estão sendo feitas com a consultoria do Instituto +BC, formado pela sociedade civil organizada, que conta com a participação de empresários da cidade.
“Desde que assumi o governo, tenho priorizado a transparência das nossas ações. E, neste sentido, a controladoria tem exercido um papel primordial a fim de garantirmos a integridade da nossa gestão, bem como a aplicação responsável dos recursos públicos”, ressalta a prefeita. Ela reforça que o órgão de controle interno da gestão tem total independência e autonomia para trabalhar.
"Estas auditorias vem ao encontro desse compromisso. Será por meio delas que serão identificadas possíveis divergências e podem ter a certeza de que, quando for sinalizado, iremos adotar as medidas necessárias”, garante a prefeita.
O balanço apresentado na oportunidade pela controladoria adianta que foram encontradas uma série de irregularidades em antigos contratos – seja no que consta como objeto e a não execução dos serviços como descrito, como na execução e entregas de obras de má qualidade ou não realizadas conforme previsto na licitação. As primeiras auditorias – ainda em andamento – já apontam irregularidades nas áreas de saúde, educação e assistência social.
“Há obras realizadas em escolas municipais há menos de cinco anos e que já apresentam uma série de problemas. Obra, inclusive, que já recebeu reforma neste ano. Vamos, agora, verificar cada uma delas e as que estiveram ainda no prazo de garantia, vamos notificar as empresas”, explica a controladora.
De acordo com Angelita, também foram verificadas eventuais divergências e desconformidades nos contratos com as empresas PROMAIS, Clínica Navegantes e com o consórcio CIS AMFRI. Além disto, na pactuação contratual realizada em 2024 para a abertura da Casa do Autista, foram identificadas falhas em toda sua concepção e na própria execução do termo legal.
Investimentos
Na oportunidade, a prefeita Juliana Pavan anunciou que já estão sendo chamados três novos controladores efetivos para compor a CGM. “Neste ano, já empossei três novos auditores e agora estamos com o processo para nomear três novos controladores de carreira. Entendemos que este reforço estrutural se faz necessário para garantir a eficiência do trabalho da controladoria e ampliar a sua capacidade de atuação”, pontua a prefeita.
___________________
Informações adicionais:
Gabinete da Prefeita
(47) 3267-7019
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Lavínia Klein
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
