24.07.2025 - 17:31h
Evento celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana no Teatro Bruno Niz nesta sexta
Temas como ancestralidade, cultura, educação, empreendedorismo, literatura, arte e identidade serão abordados por mulheres negras no Teatro Municipal Bruno Nitz nesta sexta-feira (25), às 19h, em um evento que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Com entrada gratuita, o encontro contará com atrações especiais, falas de convidadas e homenagens a mulheres negras que atuam em diferentes áreas e se destacam em Santa Catarina e no Brasil (confira a programação abaixo).
Promovido pela Câmara Setorial de Literatura de Balneário Camboriú, com apoio da Fundação Cultural, o evento objetiva fortalecer o combate ao racismo e ao machismo estruturais, além de dar visibilidade às vozes femininas negras que impactam a sociedade com sua arte, intelectualidade e resistência (saiba mais sobre as participantes no fim do texto).
“É tão importante para nós, para nossa comunidade de mulheres negras, estarmos no Teatro Bruno Nitz pela primeira vez na história da nossa amada cidade. Pela primeira vez, a gente vai estar no Teatro com a temática da mulher negra, levando palestrantes de diferentes áreas de atuação, levando as suas experiências, o quanto superaram, o quanto fizeram para chegarem até aqui”, diz a organizadora do evento, Sibeli Luz, que é vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e presidente da Câmara Setorial de Literatura.
O 25 de julho foi instituído como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha pela Organização das Nações Unidas (ONU), após o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. No Brasil, o 25 de julho é também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído por lei em 2014. Tereza de Benguela, ou ‘‘Rainha Tereza”, é símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização. No século 18, ela assumiu a liderança do Quilombo do Quariterê (na atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia) após o assassinato do companheiro e lutou contra a escravidão por duas décadas.
PROGRAMAÇÃO
Apresentação da Miss SC, Sara Barbosa
Espetáculo de voz com Noemy Santos
Apresentação do pianista John Peter
Espetáculo de dança solo Caroline Calcaterra
Espetáculo grupo Baque Mulher de Itajaí
Apresentação do livro Pérola Negra, com algumas autoras presentes
As participantes
Sibeli Luz - Ghostwriter e CEO da editora Experience. É vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e presidente da Câmara Setorial de Literatura.
Sara Eunice Barbosa - Natural de Camboriú, a Miss SC tem 26 anos. É modelo fashion e comercial, criadora de conteúdo lifestyle e empreendedora. Atualmente, representa o estado como Miss Santa Catarina Splendid, levando consigo carisma, determinação e o sonho de inspirar outras mulheres, especialmente mulheres negras, a se posicionarem e acreditarem em seu potencial.
Cristina Bitencourt - Advogada. Primeira Advogada negra de Balneário Camboriú.
Patricia Rocha – Coordenadora de Empreendedorismo e Mentora de Negócios, formada em Gestão de Recursos Humanos, com especialização em Gestão de Negócios. Atua como coordenadora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Prefeitura de Balneário Camboriú (SC). À frente da Praça do Empreendedor, coordena ações de orientação fiscal, qualificação e desenvolvimento estratégico para empreendedores locais.
Mariana Torre - Engenheira civil, escritora e mentora de mulheres.
Tiane Felix - Mulher preta e gorda, influencer e modelo, Tiane impulsiona autoestimas com sua voz e representatividade. Com autenticidade, ela compartilha em suas plataformas digitais uma rotina cheia de dicas e reflexões sobre moda, beleza, bem-estar e body positivity, sempre com foco em fortalecer a relação de cada mulher consigo mesma, incentivando-as a se amarem.
Noemy Santos - Cantora de samba raiz.
Patrícia Sutil - Coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Sueli Marlete Leodoro – Nasceu no Quilombo do Morro do Boi, em Balneário Camboriú. Como artesã, produz e vende a boneca Abayomi, que representa figuras negras.
Carolina Anastácio - Modelo e cabeleireira trancista.
Vanusa Azevedo - Criadora e idealizadora da página "Qual o Rolê, PRETA?". É umas das coordenadoras do Baque Mulher Itajaí/Balneário Camboriú, grupo de empoderamento feminino criado e regido por Mestra Joana Cavalcante. Vanusa é militante e artista da Cultura Popular.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do texto enviado pela organizadora
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
