24.07.2025 - 15:50h
Emasa promove treinamento técnico obrigatório para padronizar recomposição asfáltica
O intuito é agilizar os reparos de buracos abertos pela empresa municipal para manutenções de rede
Na manhã desta quinta-feira (24), a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) reuniu as empresas contratadas para execução de serviços de manutenção em redes de água, esgoto e ligações comerciais para um treinamento técnico obrigatório. A capacitação teve como foco a padronização e o reforço de boas práticas na abertura e fechamento de valas e na recomposição asfáltica após intervenções nas vias públicas.
Conduzido pelo engenheiro e gerente de Expansão da Emasa, Pedro Crestani, o treinamento abordou procedimentos essenciais para garantir a qualidade do asfalto aplicado e evitar falhas que comprometem a durabilidade do pavimento e a segurança da população. Entre os tópicos abordados estavam técnicas corretas de corte e preparação de valas, controle de espessura e umidade das camadas, uso adequado de compactadores tipo sapo e placa vibratória, aplicação correta de materiais como areia, brita e concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), número mínimo de passadas dos equipamentos e testes práticos de compactação.
A participação das equipes técnicas - encarregados, fiscais de campo, operadores de máquinas e auxiliares - é condição obrigatória para a continuidade dos serviços e análise das Ordens de Serviço emitidas pela autarquia.
Durante a abertura do encontro, o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou que o objetivo da ação é garantir mais eficiência nas obras e minimizar os impactos à população. “As empresas contratadas já estão autorizadas a iniciar os reparos dos buracos no mesmo dia em que executam os serviços. Nosso foco é evitar que os moradores fiquem dias, ou até meses, aguardando pela recomposição das vias”, afirmou.
Como parte da iniciativa de aprimoramento, a Emasa testou, no mês de junho, um novo tipo de asfalto frio, de fácil aplicação e compactação. A massa asfáltica é fornecida em sacos fechados, pronta para uso, possibilitando a execução de um serviço ágil, limpo e com qualidade, mesmo por equipes reduzidas.
Segundo Pavoni, novas etapas do treinamento serão realizadas em campo, diretamente nas frentes de trabalho, em parceria com as empresas participantes dos processos licitatórios de manutenção. “A meta é acelerar os reparos em toda a cidade e garantir que a população sinta os benefícios rapidamente”, concluiu o diretor-presidente.
________________________
Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS



