24.07.2025 - 15:48h
Alunos criam painéis com linha do tempo sobre a história dos Centros Educacionais de Balneário Camboriú
Trabalhos envolveram pesquisas sobre cada uma das escolas da rede municipal
Em celebração ao mês de aniversário de 61 anos de Balneário Camboriú, os Centros Educacionais Municipais (CEMs) desenvolveram um projeto que resgata a história de cada uma das unidades de ensino. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os alunos, e expostos nas próprias escolas.
Inspirado no tema “Nossa escola, nossa história”, os alunos, juntamente com os professores, pesquisaram sobre a história de suas escolas, a origem de seus nomes e colocaram tudo o que encontraram em um painel, formando uma linha do tempo. Além disso, foram desenvolvidas maquetes e vídeos elaborados pelos próprios estudantes, que apresentaram o trabalho realizado para toda a comunidade escolar.
Algumas escolas, além da criação do painel, também realizaram apresentações culturais, como o caso do CEM Alfredo Domingos, que envolveu mais de 360 alunos dos anos iniciais. Por meio de peças teatrais, as turmas abordaram a história dos povos originários e ocupação indígena, colonização e primeiros registros históricos, formação urbana e famílias pioneiras, emancipação e criação do município, entre outros temas relacionados à história de Balneário Camboriú.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, comenta que o projeto buscou mostrar as seis décadas de Balneário Camboriú pelo olhar dos estudantes da rede municipal de ensino.
“Celebrar os 61 anos de Balneário Camboriú por meio da história das nossas escolas foi uma forma de valorizar a memória da educação no município. Os alunos se tornaram protagonistas nesse processo, investigando, pesquisando e dando vida às trajetórias dos Centros Educacionais Municipais”, destacou.
A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Sirlei Soares, enfatiza que o projeto de aniversário da cidade foi uma oportunidade dos alunos conhecerem a história da criação da escola onde estudam.
“Eles descobriram sobre o ano em que foi construída, origem do nome, gestores que já passaram pela unidade, eventos marcantes, e tudo foi mostrado em uma linha do tempo, que puderam incluir fotos antigas e atuais, bem como documentos históricos, depoimentos escritos por ex-alunos e professores, entre outros recursos”, explicou.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Educação em fortalecer o vínculo entre estudantes e a história local, valorizando a trajetória educacional de Balneário Camboriú em seus 61 anos.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS






