24.07.2025 - 15:04h
Balneário Camboriú sedia a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Evento “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” busca fortalecer a democracia
Balneário Camboriú realizará a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres na próxima segunda-feira (28). O evento, que ocorrerá na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, das 8h às 18h, é uma oportunidade para a sociedade civil e o poder público debaterem e construírem políticas voltadas às mulheres e meninas.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência tem como objetivos centrais promover um debate plural sobre as políticas públicas para mulheres, propor diretrizes para o fortalecimento da igualdade e reafirmar o compromisso com a eliminação de todas as formas de discriminação e violência. Durante o evento, também serão eleitas as delegadas e as propostas que representarão o município na etapa estadual.
O encontro contará com a presença da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, a primeira mulher eleita para o cargo no município, que destacou a importância histórica da conferência. “É uma imensa honra e responsabilidade estar à frente de Balneário Camboriú como a primeira mulher eleita prefeita. E este evento representa um marco em nossa gestão, pois consolida o compromisso inabalável que temos com a valorização da mulher. Acredito firmemente que, ao dar voz e espaço para as mulheres, construímos uma cidade mais justa, igualitária e próspera para todos”.
O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, destacou que a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é um espaço fundamental para ouvir as mulheres da cidade e construir políticas públicas mais justas, inclusivas e efetivas. “É um momento de fortalecer a democracia, ampliar a igualdade de entre homens e mulheres e reafirmar o compromisso de Balneário Camboriú contra a violência e a discriminação”, enfatizou.
A Palestra Magna será ministrada pela procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina e primeira mulher a chefiar o Ministério Público do Estado, Dra. Vanessa Wendhausen Cavallazzi. A magistrada destacou que a conferência “é expressão viva do compromisso coletivo com a dignidade humana, com a justiça de gênero e com a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática”. Ela acrescentou que o Ministério Público celebra a iniciativa como um espaço de fortalecimento da cidadania e articulação entre a sociedade e as instituições.
A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Balneário Camboriú (Comum), Jane Pinto, ressaltou o caráter abrangente do evento. “A 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é um momento de grande significado simbólico e político para o nosso município. Simbólico porque, em uma sociedade que historicamente silenciou e marginalizou as mulheres, reunir vozes femininas para discutir políticas públicas é um ato de resistência e afirmação. E sua força política se dá por conta de a conferência ser um espaço estratégico de construção coletiva, onde reunimos diferentes mulheres para debater os principais desafios que ainda enfrentamos e pensar soluções reais”, explicou.
A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres de Balneário Camboriú e vice-presidente do Comum, Anna Paula Nienkötter, destacou o caráter fundamental do encontro. “A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é um momento histórico e absolutamente necessário. É aqui que reunimos vozes plurais, mulheres de diferentes territórios, trajetórias e realidades, para construirmos juntas propostas concretas”. Segundo Anna, a presença da sociedade é uma “semente de mudança” para transformar realidades e fortalecer as políticas públicas.
Programação
A programação terá início às 8h com credenciamento, seguido pela abertura oficial às 9h. A partir das 14h, os participantes se dividirão em quatro eixos de discussão:
1) Inclusão: Aborda vulnerabilidades sociais, acessibilidade, interseccionalidade e autonomia econômica de mulheres negras, indígenas, migrantes, com deficiência e em outras situações de exclusão.
2) Saúde: Discute temas como saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, climatério, dignidade menstrual e o atendimento à mulher LGBTQIA+.
3) Democracia: Foca na participação política das mulheres em espaços de decisão, representatividade em conselhos e o uso de mídias digitais para ativismo.
4) Violência de Gênero: Trata da violência doméstica, psicológica, patrimonial, sexual e o assédio, além do papel das redes de proteção e da cultura do estupro.
A participação é aberta a representantes da sociedade civil, instituições, movimentos sociais, coletivos e todas as pessoas interessadas na pauta dos direitos das mulheres.
As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 28 de julho, por meio do link:
https://portal.univali.br/univalieventos/evento/Paginas/default.aspx?evento=9071
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
