16.07.2025 - 16:28h
Procon de BC participa de seminário sobre defesa do consumidor
Foco foi expor, avaliar e compartilhar os principais desafios e avanços recentes do trabalho na área de relações de consumo
A diretoria do Procon de Balneário Camboriú participou, na noite desta terça-feira (15), do “Seminário de Direitos do Consumidor: Desafios e Avanços na Proteção do Consumidor”, promovido pelo Procon Santa Catarina em parceria com o Governo do Estado. O encontro, realizado em Florianópolis, reuniu representantes do órgão de todo o país, Ministério Público, defensorias públicas e sociedade civil.
Durante as palestras, foram apresentadas novidades que devem chegar aos consumidores em breve, como um exemplo de desenvolvimento e treinamento de inteligências artificiais para assessorar, dar orientações e sugestões em situações relacionadas a consumo e compra. Também foram citados casos reais de golpes com inteligência artificial, em que são copiadas imagem e voz para enganar um espectador sobre um produto que teria sido analisado e recomendado por alguém conhecido.
Na programação, foram repassadas ainda informações específicas a serem recomendadas aos consumidores em geral, como, por exemplo, evitar utilizar o número de CPF ou celular no cadastro do Pix, preservando suas informações e evitando que sejam utilizadas de forma a enganar outras pessoas.
Para o diretor do Procon de Balneário Camboriú, Bruno Costa, a participação e a troca de experiências foram estratégicas para fortalecer a atuação regional do órgão. “É nesses eventos que conseguimos acompanhar a evolução dos outros Procons do Brasil, e o que enxergamos como boas práticas lá fora podemos e vamos adaptar para Balneário Camboriú”, disse.
Bruno também ressaltou que Balneário Camboriú tem um dos órgãos mais estruturados do Estado e citou resultados recentes que justificam o reconhecimento. “A procuradoria municipal arrecadou quase um milhão de reais em multas aplicadas por desrespeito aos consumidores da nossa cidade. Esse retorno financeiro será investido na defesa do consumidor, como por exemplo no Procon Móvel”, apontou.
O diretor destacou ainda que a equipe municipal tem como filosofia de trabalho a busca pela melhoria contínua, como já demonstrou marcando presença no 1º Congresso Internacional do Procon/SC, em junho, e na 35ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor, em março. “Nossa equipe está sempre trabalhando, em constante aprimoramento, com o objetivo de manter-se atualizada. O cidadão de nossa cidade pode ter a certeza de que estamos trabalhando para ele e em defesa dele”, afirmou.
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