12.07.2025 - 19:17h
EMASA enfrenta falha grave em elevatória e abrirá sindicância para investigar queima de bombas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) atua em caráter emergencial desde a manhã deste sábado (12), após a queima de bombas na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Rua 3700, uma das principais do sistema de esgotamento sanitário de Balneário Camboriú. A falha obrigou a operação manual das elevatórias da Avenida Brasil, com o objetivo de estabilizar as vazões até a chegada das bombas reparadas, que estão sendo transportadas de Criciúma com previsão de chegada ainda neste sábado à noite.
O episódio acendeu um alerta na autarquia. Em menos de 15 dias, quatro bombas em diferentes elevatórias de esgoto queimaram, algo sem precedentes na história recente da EMASA. Diante da situação, o diretor-presidente Auri Pavoni anunciou a abertura de uma sindicância interna na próxima segunda-feira (14), com o apoio das diretorias técnica e financeira da autarquia.
"Essa sucessão de falhas é extremamente preocupante. Nunca tivemos um histórico semelhante na Emasa. Por isso, vamos instaurar uma sindicância para investigar as causas desses episódios. Precisamos saber se estamos diante de um caso fortuito ou se há falhas técnicas, seja da equipe interna ou da empresa prestadora de serviços", afirmou Auri Pavoni.
Para conter os impactos da falha deste sábado, a Emasa mobilizou uma força-tarefa com 11 caminhões hidrovácuo para fazer a retirada emergencial e o transbordo de efluentes da rede. Durante a operação, técnicos da autarquia constataram falhas antigas em áreas de expansão da rede de esgoto que vinham se acumulando ao longo do tempo sem que providências tivessem sido tomadas.
"Nos deparamos com situações críticas que exigem respostas imediatas. Essa gestão técnica que implantamos tem compromisso com transparência, eficiência e responsabilidade. Vamos apurar todos os fatos e tomar as medidas necessárias", reforçou Pavoni.
A Emasa seguirá atuando durante todo o fim de semana para garantir o mínimo de impacto à população e restabelecer o funcionamento pleno do sistema o quanto antes. A empresa também garantiu que todos os desdobramentos da sindicância serão acompanhados de perto pela gestão municipal.
____________________
Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS

