12.07.2025 - 17:59h
Dia D registra quase 4 mil atendimentos em Balneário Camboriú
Durante este sábado (12), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofereceram serviços básicos e vacinas à população
A sexta edição do Dia D, realizada neste sábado (12) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú contabilizou 3.800 atendimentos, entre serviços básicos e aplicação de vacinas. Das 8h às 17h, foram oferecidos à população testes rápidos, verificação de pressão e glicemia, consultas clínicas e de enfermagem, exames preventivos, assistência odontológica e fisioterapia.
Durante a ação, as salas de vacinação ofereceram à comunidade todos os imunizantes do calendário de rotina. Ao todo, foram aplicadas 274 vacinas, sendo 137 delas contra a gripe. Além disso, a Farmácia Oeste, anexa à UBS do Bairro dos Municípios, também ficou aberta para a entrega de medicamentos, sendo que aproximadamente 180 pessoas foram até o local.
“Ampliar o atendimento em saúde, tendo como foco a prevenção, é uma das marcas da nossa gestão e está, inclusive, no Plano de Governo. Já implantamos o horário estendido em algumas unidades de saúde e, desde fevereiro, promovemos o Dia D, ação que vem ao encontro deste propósito”, ressalta a prefeita, Juliana Pavan. Ela explica que abrir as UBSs durante o sábado é uma forma de investir no cuidado às pessoas, já que muitas delas não conseguem ir até uma unidade durante a semana.
A secretária de Saúde, Aline Leal, ressalta o sucesso da ação. “Desde a primeira edição do Dia D, as unidades têm registrado um intenso movimento. Ficamos felizes em ver que muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade e se cuidando, porque esta ação é para elas”, ressalta.
Stephanie Rayane de Vasconcelos, de 26 anos, é uma dessas pessoas. Ela aproveitou que haveria atendimento ao sábado na Unidade Central para buscar atendimento. “Eu trabalho durante a semana e o Dia D facilitou, pois consegui fazer o exame preventivo, uma radiografia e também consulta com psicólogo”, disse.
Quem também participou dos atendimentos do Dia D foi Irene Leoni Tuczek, de 80 anos. A senhora aproveitou o sábado levar alguns exames para serem avaliados em consulta. “Durante a semana temos a nossa rotina, muitos afazeres. Então no fim de semana fica melhor, mais calmo”, disse.
Desde fevereiro, foram realizadas seis edições do Dia D, totalizando cerca de 24 mil atendimentos.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kassia Dalmagro
Foto: Divulgação/Secom
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS



