11.07.2025 - 14:56h
Alunos do CEJA celebram conclusão do ensino fundamental com formatura em Balneário Camboriú
Familiares e amigos estiveram presentes na cerimônia para celebrar a formatura dos jovens e adultos
Estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Deputado Doutel de Andrade, em Balneário Camboriú, se formaram no 9º ano, concluindo o ensino fundamental. A formatura, realizada na noite de quinta-feira (10), reuniu familiares e amigos dos alunos, no Auditório 2 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Representantes do CEJA e da Secretaria de Educação estiveram presentes no ato e entregaram nas mãos dos formandos o tão aguardado certificado. Ao todo, 18 alunos participaram da formatura, que contou com homenagens aos familiares e aos próprios estudantes.
A conclusão do ensino fundamental é dirigida a moradores de Balneário Camboriú com no mínimo 15 anos de idade que desejam iniciar ou dar continuidade aos estudos – do 1º ao 9º ano – de forma gratuita e presencial. Há turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destaca que a educação é um direito de todos. “Por meio do CEJA, jovens e adultos têm a oportunidade de concluir seus estudos, o que dá uma nova perspectiva e novos objetivos para eles, que podem seguir adiante, buscando o ensino médio e, quem sabe, até uma universidade. A educação abre muitas portas, e nosso compromisso é possibilitar isso para todos que desejarem”.
A diretora do Departamento de Educação Integral e Inclusiva, Vanessa Lima Bertolazi Simon, comenta que o departamento foi pensado para atender a diversidade.
“O CEJA tem essa diversidade por si só, que são adolescentes e adultos que não concluíram os estudos no momento adequado por várias razões. Então, presenciar essa formatura deles, essa certificação, faz com que nós venhamos a pensar que realmente a educação é transformadora, ela pode sim ter um papel social, que é muito importante, que vai fazer com que esses jovens e adultos possam sim transformar suas vidas, conseguir um emprego melhor e conquistar outras possibilidades por meio da educação”, destacou.
A diretora do CEJA, Cláudia Regina Giordani, se emocionou com a formatura dos alunos, momento que representa felicidade e anseio por seguir em frente com os estudos.
“Quando uma criança está aprendendo, é emocionante, mas é uma coisa natural. Mas quando o adulto descobre que ele sabe, que ele é capaz, é emocionante. Não tem preço ver o sorriso de cada estudante nesta formatura. A satisfação deles em terem concluído uma etapa na vida deles nos deixa sem palavras”, comentou.
Estudantes celebraram a conclusão do ensino fundamental
Adriano Correia, de 39 anos, havia paralisado os estudos há mais de 20 anos devido à problemas pessoais e de saúde. “O processo de ensino foi maravilhoso, porque muitas coisas mudaram de lá pra cá. Os professores ajudaram muito, são maravilhosos”, disse.
O formando também deixou uma mensagem para as pessoas que pensam em voltar aos estudos, mas que ainda possuem algum receio. “Todo mundo deveria tentar voltar, por mais difícil que seja. O preconceito vai existir às vezes. Você acha que deveria deixar de lado, mas tem que correr atrás, seguir em frente, porque assim vai conseguir todos os seus objetivos e sonhos”, concluiu.
Para Paulo Aparecido Krzische, de 53 anos, a conclusão desta etapa carrega muitos significados. “Eu estava há 32 anos sem estudar. Pra mim, no começo, foi meio difícil, mas depois eu comecei a pegar o jeito e fui embora. Nunca é tarde. É interessante voltar a estudar, pois eu acredito que quando você tem estudo, mais portas são abertas. Eu voltei a estudar para ter mais oportunidade em relação ao trabalho, pois quando você não tem um ensino fundamental completo, isso dificulta um pouquinho mais”, comentou.
Rosane Dias, de 29 anos, comemorou a formatura com a presença da família. Ela pretende seguir com os estudos e concluir o ensino médio, pois possui o objetivo de cursar direito e atuar como advogada.
“Fiquei 12 anos parada, sem estudar. Então o CEJA foi uma oportunidade para eu continuar e ir até o final. Quero fazer até o terceirão, porque eu quero fazer direito, então tenho que correr atrás dos meus objetivos”, disse.
O CEJA Deputado Doutel de Andrade está localizado na Rua 3020, nº 160, no Centro de Balneário Camboriú. As matrículas para o segundo semestre estão abertas até o dia 31 de julho. O contato pode ser feito por meio do telefone (47) 3267-7019 ou pelo e-mail ceja@edu.bc.sc.gov.br. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, 13h às 17h e das 18h às 21h30.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





























