10.07.2025 - 14:12h
Projeto Vozes Ancestrais promove vivência gratuita de maracatu
Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o projeto Vozes Ancestrais promove uma vivência gratuita de Maracatu de Baque Virado de sexta-feira a domingo (11 a 13). A vivência será com a contramestra Bárbara Lima, da Nação Encanto do Dendê, de Jaboatão dos Guararapes (PE).
Na programação, estão previstas rodas de conversa abertas ao público na sexta-feira e oficinas de percussão para quem já tem familiaridade com a prática do maracatu no sábado (confira a programação no fim do texto). Essas atividades ocorrem na sede da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú (Avenida Lourival Cesário Pereira, s/n, Bairro Nova Esperança). Para participar das oficinas, é preciso se inscrever em um formulário no perfil do Instagram @projetovozesancestrais ou no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZbKSO7Rxrl1191Eq4Y6-OQ0pRmsJ5CS2D7iXLUM0B5_h9eg/viewform.
Domingo (13), às 14h, haverá apresentação de maracatu na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. As ações deste fim de semana marcam a abertura do projeto, que tem oficinas previstas também para agosto, outubro e novembro. Mais informações estão no Instagram @projetovozesancestrais. O projeto é realizado pelo Grupo Percussivo Maracatu Nova Lua e Tambores de Macaiba, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural. Saiba mais sobre a contramestra Bárbara Lima e o Maracatu de Baque Virado abaixo.
Sobre a contramestra*
Bárbara Lima é natural do Recife, mas tem raiz jaboatonense. Ela carrega o baque do maracatu e a força da ancestralidade feminina. Desde 2016, está envolvida com os tambores, entre percussão, confecção de instrumentos, adereços e liderança cultural.
Há cinco anos, Bárbara integra a Nação Encanto do Dendê, uma Nação de Maracatu de Baque Virado que valoriza, forma e fortalece a presença e a liderança das mulheres. Ali, Bárbara é batuqueira, aderecista e parte da diretoria, atuando também na gestão, redes e produção de projetos.
Bárbara já levou o sotaque do Dendê por diversas cidades do Sul e Sudeste do país, inspirando outras mulheres a ocuparem seus espaços com dignidade e potência.
Agora, pela primeira vez em Balneário Camboriú, Bárbara abre o projeto Vozes Ancestrais, trazendo a força do tambor, do afeto e da coletividade.
*Fonte: @projetovozesancestrais
Sobre o Maracatu de Baque Virado*
O Maracatu de Baque Virado, com suas raízes nas influências africanas, indígenas e europeias, é uma expressão cultural genuinamente pernambucana. Ao mesmo tempo, ele transcende fronteiras, tornando-se um movimento cultural universal. Atualmente, está presente em praticamente todos os continentes, com grupos percussivos que, por meio de seus estudos e práticas, ajudam a promover a rica história cultural do Brasil.
O estudo do Maracatu de Baque Virado, feito por grupos percussivos com oficinas e reprodução dos toques, é realizado há mais de duas décadas em Santa Catarina. Atualmente, o estado conta com aproximadamente dez grupos de estudo percussivo de Maracatu de Baque Virado, espalhados pelas diversas regiões. Esse movimento da cultura popular nasce com o interesse pela busca de aprendizado como forma de celebração da cultura afro-brasileira e resistência cultural.
Na região do Vale do Itajaí, o movimento de estudo e reprodução do Maracatu de Baque Virado teve início em 2006, com a fundação do Grupo Cultural Jaé. Desde então, essa manifestação popular tem se consolidado como um importante movimento cultural na região. Em Balneário Camboriú, o movimento cultural teve início em 2016, com a fundação do Grupo de Maracatu Nova Lua e, dois anos após, o Baque Mulher em 2018, fortalecendo ainda mais a presença do Maracatu de Baque Virado e sua relevância cultural no cenário local.
*Fonte: Projeto Vozes Ancestrais - Os saberes do Maracatu de Baque Virado na oralidade dos Mestres e Mestras
Programação
Dia 11/07 (sexta-feira) – Roda de conversa
Horário: 19h às 21h
Local: UDESC – Avenida Lourival Cesário Pereira, s/n, Bairro Nova Esperança, Balneário Camboriú
Aberta ao público
Dia 12/07 (sábado) – Oficina de percussão
Horário: 9h às 18h
Local: UDESC – Avenida Lourival Cesário Pereira, s/n, Bairro Nova Esperança, Balneário Camboriú
A atividade é destinada a pessoas que já tenham alguma familiaridade com a prática do maracatu. É necessário trazer o próprio instrumento.
Dia 13/07 (domingo) – Apresentação final
Horário: 14h
Local: Praça dos Pescadores - Bairro da Barra, Balneário Camboriú
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do perfil @projetovozesancestrais
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
