01.07.2025 - 13:17h
Profissionais da rede municipal de Educação participam de atividade pedagógica nesta segunda-feira
Seguindo o projeto de formação continuada, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú realizou, ao longo desta segunda-feira (30), mais uma atividade pedagógica. As ações com professores e profissionais da rede municipal de educação aconteceram nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs), Centros Educacionais Municipais (CEMs), no Expocentro e na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
As pautas discutidas foram previamente definidas pelos departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação Integral e Inclusiva. As temáticas trabalhadas foram pertinentes às demandas de cada departamento.
Entre os diversos temas trabalhados com os profissionais ao longo desta segunda-feira estiveram a saúde mental na era digital, formação do sujeito na perspectiva da Educação Integral, Maracatu - História e Cultura, Relações Étnico-Raciais, entre outros.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, comenta que a formação continuada em serviço reforça o compromisso com a qualidade de ensino do município. “Esses encontros são momentos de troca de informações, de buscar as melhores abordagens de trabalho em sala de aula, melhorando cada vez mais a forma como o conteúdo é entregue para os nossos alunos”, disse.
“A atividade pedagógica consta no calendário anual da Secretaria de Educação e é o momento da gestão reunir seus professores e especialistas para, em conjunto refletirem sobre o dia a dia da escola e principalmente sobre o processo de aprendizagem de nossos alunos”, reforçou a diretoria do Departamento do Ensino Fundamental, Sirlei Soares.
Para a diretora do Departamento de Ensino Infantil, Franciele Carvalho Taborda, a atividade pedagógica é o momento de analisar o que tem sido feito pelos profissionais.
“É realmente uma relação de teoria com prática. Analisando as fragilidades dentro da rede, nós sugerimos para as nossas unidades temas que são relevantes para a prática do professor. Esse momento é importante por isso, porque é quando o grupo para para refletir em conjunto, e melhorando as nossas fragilidades, com certeza nós também melhoramos o atendimento que nós prestamos às nossas crianças”, disse.
A diretora do Departamento de Educação Integral e Inclusiva, Vanessa Lima Bertolazi Simon, destacou a parte cultural trabalhada durante a atividade pedagógica. “É interessante que nós venhamos a trazer aquilo que é novo, que os professores venham a se apropriar de determinadas culturas, às vezes até desmistificar muitas questões que são tratadas de movimentos culturais e isso é informação. Quando esse professor se apropria dessas informações, faz com que as suas aulas se tornem mais dinâmicas, tornem-se também mais envolventes e significativas”, disse.
Na Educação Especial, os auxiliares de apoio pedagógico receberam uma formação continuada sobre suas atribuições e a importância do trabalho que realizam com alunos com necessidades educacionais especiais, bem como suas atribuições descritas na legislação municipal vigente.
A formação, intitulada “As atribuições do cargo”, foi ministrada pela professora mestre Cristiane da Silva, pesquisadora na Educação Especial. “Muitos participantes afirmaram que o tema escolhido foi relevante por aliar teoria e prática e desta forma bastante esclarecedor. O desejo é que mais momentos como este se repitam no decorrer do ano letivo de 2025”, destacou a coordenadora Mariana Sonego.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS










