24.06.2025 - 06:52h
CEM Alfredo Domingos trabalha Cultura Oceânica por meio de atividades imersivas em Balneário Camboriú
No mês em que é celebrado o Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica (8 de junho), o Centro Educacional Municipal (CEM) Alfredo Domingos promoveu ações de descobertas e reflexões entre os alunos.
Entre os dias 2 e 6, os professores desenvolveram atividades sobre a grandiosidade dos oceanos e a necessidade de preservá-los, trabalhando em cima dos cuidados a serem adotados e da empatia pelos ecossistemas marinhos. Já nos dias 12 e 13, a escola montou um espaço sensorial, lúcido e ambientalizado, com produções dos alunos.
O espaço foi exposto nos dias 16 e 17, para toda a comunidade escolar, que teve a oportunidade de vivenciar a experiência interativa. Na sala onde foi montada a exposição, os visitantes puderam se conectar, de uma forma criativa, com a vida marinha.
De acordo com os profissionais envolvidos no projeto, durante a visitação, os alunos se encantaram com os próprios trabalhos realizados, e como eles completaram toda a ambientação da exposição.
Ao todo, 14 turmas participaram das atividades, constituídas por mais de 350 alunos do CEM Alfredo Domingos.
Entre as atividades desenvolvidas durante o mês de junho sobre a Cultura Oceânica na unidade de ensino estão rodas de conversa sobre poluição dos mares, construção de animais marinhos com materiais recicláveis, livrinho autoral com ilustrações, construção de maquetes, criação de baleia gigante e aquários.
“Ver mais de 350 alunos mergulharem nas temáticas ligadas ao oceano é algo que nos enche de orgulho. Estamos falando de formação cidadã, educação ambiental e de empatia com a vida marinha. Essas ações do CEM Alfredo Domingos são muito importantes, e certamente marcaram positivamente cada uma das crianças envolvidas nesse belo trabalho”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
Cultura Oceânica
Balneário Camboriú aderiu ao Programa Nacional da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica em 2021 e, desde então, tem trabalhado sobre o tema em sala de aula.
Em 2022, foi constituído o primeiro Comitê Municipal da Cultura Oceânica, com representantes de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e instituições de ensino superior. No mesmo ano, foi realizado o Fórum Municipal pela Cultura Oceânica, reunindo membros da sociedade civil para discutir ações e estabelecer metas alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
__________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Aysla Pereira
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





