20.06.2025 - 11:20h
Inverno: cuidados devem ser redobrados para evitar as doenças respiratórias
Nesta sexta-feira (20) inicia oficialmente o inverno e, com a chegada da estação mais fria do ano, a orientação da Secretaria de Saúde é redobrar os cuidados para prevenir as doenças respiratórias típicas deste período, como gripe, resfriado, sinusite, entre outras.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o risco de doenças respiratórias durante esta época do ano. "Para prevenir esses quadros, as principais orientações são manter a vacinação contra a gripe em dia, reforçar a higienização das mãos e utilizar máscaras", orientou a diretora do departamento, Adriana Ribeiro.
Ela lembra que antes mesmo de iniciar o inverno, os números de doenças respiratórias já aumentaram de forma significativa em todo Estado, que declarou, inclusive, situação de emergência em saúde pública para prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
"Muitas pessoas já adoeceram, inclusive na nossa região. Então reforçamos o pedido para que as pessoas tomem a vacina", alertou Adriana. Ela ressalta que a vacinação é a principal forma de prevenção e contribui também para evitar os casos graves da doença.
A vacina oferecida é a trivalente e protege contra três vírus do tipo influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Ela está disponível gratuitamente para todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A recomendação é válida inclusive para as gestantes, que precisam ter cuidado com diversas doenças que podem afetar o desenvolvimento do bebê e a saúde da própria mãe. "As infecções respiratórias, como a gripe, podem levar a consequências graves tanto para a mãe quanto para o feto", pontuou a diretora.
Importante ressaltar que todas as segundas-feiras a sala de vacinação da UBS Central funciona até às 20h30 e a sala de vacinação da UBS do Bairro das Nações também conta com o horário estendido, sempre às quartas-feiras. Nestes dias, mesmo os pacientes que tenham outra unidade como referência, podem se vacinar nas unidades de horário ampliado.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até a quarta-feira (18), 43,23% do público-alvo da campanha nacional (crianças, idosos e gestantes) havia se vacinado contra a doença no município.
Previna-se
Além da vacinação, alguns cuidados básicos devem ser adotados como forma de prevenção. São eles:
- Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas e correntes de ar;
- Use máscara quando apresentar sintomas respiratórios;
- Evite contato próximo com pessoas com sintomas gripais;
- Higiene as mãos com água e sabão ou com álcool gel com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar,
após usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e/ou nariz;
- Utilize a etiqueta respiratória (cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço e descartar lenços e
máscaras usadas no lixo);
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos,maçanetas, etc);
- Limpe e desinfete superfícies e objetos que entram em contato frequente com mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261 6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS

