18.06.2025 - 13:48h
Polo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú é referência para outras cidades
Mais uma comitiva catarinense visitou a estrutura e conheceu o ônibus itinerante do Polo de Altas Habilidades
Com objetivo de compartilhar conhecimento e ajudar outras cidades a desenvolver um trabalho de qualidade com alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), o Polo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú tem recebido profissionais de outros municípios de Santa Catarina e até de outros Estados.
Na tarde desta terça-feira (17), uma comitiva de Canoinhas conheceu a estrutura onde os atendimentos são realizados. As profissionais de educação foram recebidas pela diretora do Polo, Juliana Andreatta Faber, no EpistemeBus, ônibus itinerante do Polo onde ocorre a capacitação de professores sobre o tema das altas habilidades/superdotação.
Localizado na Rua 2400, no Centro, o Polo oferece atendimento educacional suplementar para os alunos, instigando-os a desenvolver projetos próprios, conforme suas aptidões e interesses.
Para Juliana, é gratificante ter o trabalho reconhecido por outras cidades e poder ajudá-las a fazer um trabalho de qualidade. “O foco é esse, é atender essas crianças muito bem e passar isso para os outros municípios, para que essas crianças, que muitas vezes estão em sofrimento, consigam ter um atendimento especializado”, disse.
Idealizadora do EpistemeBus, Juliana explicou que o ônibus, além de promover a capacitação de profissionais sobre as altas habilidades/superdotação, também funciona como um espaço de atendimento de visitas ao Polo. “É muito bom ver que o projeto tem causado tantos efeitos positivos nas pessoas. Levar o conhecimento das altas habilidades faz toda a diferença, pois a partir do momento que as características e necessidades das pessoas com altas habilidades são compreendidas, é possível realizar a verdadeira inclusão”, enfatizou.
A comitiva foi composta por quatro pessoas, sendo três do Centro de Intervenção Multidisciplinar de Canoinhas e uma coordenadora de Educação Especial da cidade.
Para a visitante Ana Paula Rocha, pedagoga que atua com alunos com altas habilidades/superdotação no Centro de Intervenção Multidisciplinar, conhecer o Polo de Balneário Camboriú foi enriquecedor. Em Canoinhas, há apenas dois meses foi implementado este tipo de trabalho especializado.
“Tudo foi muito novo, a ideia das oficinas, estruturar um modelo de investigação. Então, para mim, tudo isso foi muito esclarecedor. O ônibus também é uma ideia genial, nunca nos passou pela cabeça algo assim, o que mostra um diferencial no trabalho realizado aqui em Balneário Camboriú, que certamente servirá como referência para nós”, destacou a pedagoga.
Além da comitiva de Canoinhas, o Polo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú já recebeu profissionais de Penha e Foz do Iguaçu (PR), e, no dia 2 de julho, tem visita marcada de um grupo de Itapema, também interessado em conhecer a metodologia e o trabalho realizado na cidade.
“É motivo de muito orgulho para Balneário Camboriú ver o Polo de Altas Habilidades se consolidar como referência para outras cidades e até regiões. Nosso compromisso é garantir que esses alunos, que muitas vezes passam despercebidos, tenham um atendimento especializado, acolhedor e transformador. É inspirador saber que o trabalho feito aqui está servindo de modelo para outros profissionais”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
Sobre o Polo de Altas Habilidades
O Polo oferece atendimento pedagógico especializado no contraturno escolar, com foco na identificação e suplementação da aprendizagem, baseado no modelo proposto por Joseph Renzulli e alinhado às diretrizes do Ministério da Educação.
Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público-alvo da Educação Especial e, por isso, estão vinculados ao Departamento de Educação Especial da rede municipal. Após o ingresso no Polo, o aluno passa pela fase exploratória, na qual as professoras realizam o processo de investigação e cruzamento de dados com os indicadores de AH/SD.
Altas Habilidades/Superdotação
Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em uma ou mais das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Além disso, apresentam elevada criatividade, grande envolvimento com a aprendizagem e facilidade na realização de tarefas em áreas de interesse.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação, considerando apenas a área acadêmica. Se forem consideradas outras áreas do conhecimento, esse percentual pode ser ainda maior.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





