15.06.2025 - 09:00h
Balneário Camboriú valoriza a população idosa com atividades, orientação e proteção
Celebrado neste domingo (15), o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça a importância de ouvir e atender a população com mais de 60 anos. Em Balneário Camboriú, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) desenvolve mais de 50 oficinas para estimular o bem-estar das pessoas atendidas.
Além das oficinas oferecidas, que vão desde pilates até curso de idiomas, a população idosa em situação de vulnerabilidade também conta com o programa Abraço ao Idoso, iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú que orienta, apoia e encaminha aos serviços da rede socioassistencial.
Para Ana Lucia Valença, de 64 anos, ter uma secretaria voltada aos interesses dos idosos é um diferencial em Balneário Camboriú. “Para mim, a SPI é um remédio. Às vezes eu estou sem ânimo, chego ali e esqueço de tudo, porque sempre tenho uma boa conversa, uma boa amiga e um bom atendimento”, comentou.
Desde 2023, Ana participa dos eventos e atividades organizadas na SPI, e não deixou de participar da caminhada em alusão ao Junho Violeta - movimento de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa -, realizada na manhã da última sexta-feira (13).
“Essas ações são sempre muito importantes para a conscientização das pessoas. Nós fizemos essa caminhada e isso chama a atenção para os cuidados, o respeito, o amor e a dedicação que nós, idosos, merecemos”, enfatizou.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, ressaltou que o dia 15 de junho é uma data importante a ser lembrada e destacada.
“Aqui em Balneário Camboriú, nós estamos estruturados, preparados e combatendo todo e qualquer tipo de violência contra os idosos. Nós não toleramos que ninguém cometa qualquer tipo de agressão, seja ela física, psicológica, financeira ou de abandono contra os idosos da nossa cidade. Aqui, nós os protegemos, promovemos e acolhemos”, disse.
Programa de proteção
O Programa Abraço ao Idoso é uma iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú voltada a situações de violência contra pessoas idosas residentes no município, em caráter emergencial.
De janeiro a 10 de junho de 2025, foram realizados 934 atendimentos por meio do Abraço ao Idoso. Para a assistente social Daiana Caroline Feil, que atua no serviço, a iniciativa desempenha um papel fundamental no atendimento de políticas públicas da população acima dos 60 anos.
“O Abraço ao Idoso é uma relevante iniciativa municipal voltada ao atendimento de pessoas idosas em situação de violência, principalmente em caráter de urgência. Ele realiza um trabalho de proteção social e está articulado com outros serviços da rede socioassistencial, no intuito de promover os direitos da população idosa. Os munícipes sabem que podem contar com esse programa, em caráter emergencial, e que serão atendidos, independente de dia e horário, devido ao diferencial de prestar atendimento 24 horas”, destacou.
Para casos extremos de violência, quando inexiste familiar ou rede apoio, a pessoa idosa é encaminhada para acolhimento temporário no quarto do Programa Abraço, no Lar São Vicente de Paula.
O acionamento do Abraço ao Idoso pode ser por telefone ou WhatsApp, através do número (47) 99982-1632, ou presencialmente, das 7h às 19h, na sede da Secretaria da Pessoa Idosa - Rua 1822, n° 614, Centro.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS







