04.06.2025 - 18:03h
Projetos do NEI Pão e Mel aproximam crianças da natureza
Professoras do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pão e Mel estão desenvolvendo dois projetos que instigam a curiosidade das crianças por assuntos relacionados à natureza. Com os temas “A Árvore” e “As lagartixas que gostam de crianças”, os profissionais trabalham diferentes ações com os pequenos em sala de aula.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destaca a importância da elaboração de projetos que instiguem a curiosidade das crianças, o que proporciona mais interesse ao longo do processo de aprendizagem.
“A educação infantil pode, e deve, ser um espaço de descoberta, investigação e conexão com o mundo. Projetos como os desenvolvidos no NEI Pão e Mel são exemplos de como o interesse natural das crianças pode ser transformado em aprendizado, além de promover consciência ambiental desde a infância”, comentou.
Conexão com a natureza
O projeto “A Árvore”, desenvolvido pelas professoras Suzana Neves, Maria Lucia e Juliana Ribeiro, explora a madeira de uma forma diferente e artística. A iniciativa surgiu em um momento simples, enquanto uma professora lixava um pedaço de tronco cortado para confeccionar uma mesa decorativa. A cena gerou curiosidade nas crianças e trouxe diálogos relacionados ao elemento natural.
O pedaço de tronco cortado se transformou em uma espécie de carimbo a ser explorado, em que as crianças puderam trabalhar a criatividade com tinta guache e pedaços de papel em branco.
Por meio da arte, as crianças tocaram, observaram, sentiram aromas e criaram diferentes formas com o “carimbo”, momento em que se conectaram com o elemento natural de forma espontânea.
Projeto investigativo em sala de aula
Já por meio do projeto investigativo “As lagartixas que gostam de crianças”, trabalhado pelas professoras Joseli Rott, Sandra Barros e Sandra Viegas, muitas perguntas relacionadas ao réptil foram sanadas em sala de aula.
A iniciativa surgiu a partir de uma atividade escolar, após surgirem questionamentos das crianças sobre a espécie. Em um dos momentos, foi apresentado o corpo de uma lagartixa dentro de um vidro, para que elas pudessem analisar a anatomia e identificar suas características.
Por meio de pesquisas em vídeos, elas descobriram que as lagartixas soltam o rabo para distrair predadores e que ele se regenera dentro de poucas semanas. Essa descoberta inicial não cessou o interesse do grupo e novos questionamentos surgiram, iniciando o processo investigativo.
Os diálogos e registros dos conhecimentos prévios, hipóteses e dúvidas das crianças foram sistematizados em um mapa mental fixado na parede da sala, funcionando como um recurso visual para acompanhar o percurso da pesquisa.
Com o objetivo de apresentar diferentes gêneros literários, o grupo teve contato com a história-poema “Tem lagartixa aqui!” de Joyce M. Rosset, seguido da criação de lagartixas usando folhas secas e sementes.
Para expandir ainda mais a pesquisa e responder à dúvida “onde as lagartixas moram?”, as crianças realizaram entrevistas com colegas de outras turmas e funcionários do NEI. Também foram realizados trabalhos artísticos sobre o réptil, com argilas e tecidos.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS









