23.05.2025 - 15:43h
Supervisores da Educação Infantil recebem formação continuada em Balneário Camboriú
Supervisores que atuam nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) de Balneário Camboriú participaram, na última quinta-feira (22), de uma nova formação promovida pelo Departamento de Educação Infantil. O encontro abordou a importância dos registros de qualidade realizados por professores e supervisores, fundamentais para a análise e avaliação do trabalho desenvolvido com os alunos.
As formações ocorrem mensalmente e, a cada edição, uma temática diferente é tratada, conforme plano elaborado pelo Departamento de Educação Infantil. O foco é atender às fragilidades identificadas na rede de ensino, considerando sempre temas que orientam o trabalho do supervisor.
“As formações desenvolvidas com os profissionais da educação demonstram nosso comprometimento em melhorar o atendimento prestado na rede municipal. Por meio dessas ações, conseguimos aprimorar a qualidade da educação e o desenvolvimento dos profissionais que aqui atuam”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
A diretora do Departamento de Educação Infantil, Franciele Carvalho Taborda, explicou que o objetivo do plano é criar uma linguagem de rede, oferecendo subsídios para o trabalho do supervisor. “A formação continuada é crucial para o aprimoramento da qualidade da educação e para o desenvolvimento profissional. Ela permite que os supervisores se mantenham atualizados sobre novas práticas pedagógicas e mudanças no cenário educacional, fortalecendo seu papel como mediadores e articuladores da formação dos professores e no acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem”, afirmou.
Os encontros são coordenados pela professora mestre Jaqueline Weiler, que atua na rede de forma voluntária. “Essas formações são essenciais para que os coordenadores pedagógicos fortaleçam seu papel como líderes formativos nos Núcleos e escolas. Neste encontro, aprofundamos temas centrais da Educação Infantil, como as pedagogias participativas, a documentação pedagógica e as concepções de criança, infância e professor”, explicou.
A professora destacou especialmente a escuta sensível das crianças como eixo fundamental para práticas mais respeitosas e significativas. Ao todo, 29 supervisores dos NEIs participaram do encontro, realizado na sede do Sinduscon.
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Texto: Aysla Pereira
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