21.05.2025 - 20:58h
6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa debateu políticas públicas para a terceira idade
Evento reuniu mais de 300 pessoas no auditório da Universidade do Vale do Itajaí nesta quarta-feira (21)
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa trabalhou neste ano o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Realizado no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Campus Balneário Camboriú, o evento foi uma oportunidade para a população da melhor idade apresentar suas demandas.
Organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), a abertura da conferência reuniu autoridades políticas e pessoas engajadas com os direitos da população idosa.
“Balneário Camboriú é uma cidade que, na prática, já mostra que é um destino certo também para todas as idades. A cidade construiu isso lá atrás e vem fortalecendo cada vez mais esse cuidado e zelo com os idosos. Essa sexta conferência visa fortalecer ainda mais essa troca de saberes, que é fundamental para que possamos aprimorar ainda mais as políticas públicas direcionadas aos idosos”, destacou a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, comentou que a cidade conta com mais de 50 oficinas desenvolvidas para a melhor idade, acolhimento no Lar dos Idosos e serviços oferecidos pelo Abraço ao Idoso. A SPI também trabalha no projeto Centro Dia, que busca trazer mais um espaço pensado para a terceira idade.
“Balneário Camboriú caminha para se tornar referência nacional na política de atendimento à pessoa idosa. Aqui nós o atendemos em todas as suas pontes, na promoção e proteção ao idoso e, principalmente, na política de acolhimento ao idoso em estado de vulnerabilidade”, enfatizou.
Mais de 300 pessoas participaram do evento, que aconteceu das 8h às 18h. Durante a conferência, foram pautados cinco eixos, sendo eles: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
“É de extrema necessidade essa conferência para conferir a realidade do idoso de Balneário Camboriú e ver as propostas que podem ser ampliadas, melhoradas e vindas em torno da pessoa idosa. É a vez do idoso ter a sua palavra ouvida, palavra de reivindicação, de reconhecimento e também um dia de consagração”, comentou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mariza Farias de Liz.
Moradora da cidade, a aposentada Nádia Marta Dallazen, de 65 anos, destacou que a conferência é importante para incluir mais os idosos da cidade. “Muitos ficam nos seus apartamentos e não conhecem as políticas públicas que tem dentro da prefeitura, da Secretaria da Pessoa Idosa. É muito importante para resolver os problemas e para ter ainda mais política”.
Existem três tipos de conferências: municipal, estadual e federal. A partir do evento realizado em Balneário Camboriú, foram delegados nomes dos para representar a cidade na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS







