22.05.2025 - 09:00h
Mais de 200 pessoas participam de caminhada pelo combate ao abuso sexual
Na tarde desta quarta-feira (21), mais de 200 pessoas participaram da Caminhada em Prol da Conscientização do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada em Balneário Camboriú. A ação integrou as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado anualmente em 18 de maio.
O ato percorreu a Avenida Atlântica, saindo da Rua 2000 até a Praça Almirante Tamandaré, mobilizando profissionais da rede de proteção, conselheiros tutelares, representantes de diversas instituições e estudantes da região, incluindo escolas particulares, estaduais e municipais. Estiveram presentes na caminhada alunos do Liceu Catarinense, E.E.B. Presidente João Goulart, C.E.M Governador Ivo Silveira, C.E.M. Presidente Médici e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). O objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção, da denúncia e da proteção integral às crianças e adolescentes.
A prefeita Juliana Pavan, que participou da caminhada, disse que a causa do Maio Laranja é um compromisso pessoal e social: "Mais do que uma caminhada, hoje realizamos um ato de consciência e compromisso coletivo com as nossas crianças e adolescentes. O Maio Laranja é uma mobilização nacional, mas, para Balneário Camboriú, é também um compromisso pessoal e social. O abuso e a exploração sexual não podem ser invisíveis — precisam ser combatidos com rigor, prevenção e acolhimento. Nossa gestão segue fortalecendo as políticas públicas de proteção, mas esse é um dever de todos. Que essa caminhada seja um marco na defesa de quem mais precisa".
Para o secretário de Assistência, Mulher e Família, Omar Tomalih, a mobilização foi fundamental para reforçar o compromisso coletivo com a proteção da infância e da adolescência. “O combate ao abuso e à exploração sexual exige ações concretas como essa, que quebram o silêncio e deixam claro que nossas crianças não estão sozinhas. É uma responsabilidade de todos nós garantir ambientes seguros e acolhedores”, afirmou.
A presidente do Conselho Tutelar, Cristiane Amorim, também destacou a importância da ação como ferramenta de conscientização. “Ainda é um tema que precisa ser amplamente debatido. A caminhada permite que, além de alertarmos os adultos sobre a necessidade da denúncia e da proteção, as próprias crianças e adolescentes reconheçam seus direitos e saibam que existem órgãos preparados para defendê-los e apoiá-los”, destacou.
A caminhada foi promovida pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e família, por meio da coordenação de políticas públicas para crianças e por meio dos equipamentos do CREAS e CRAS, em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Educação, e integrou a programação especial de conscientização promovida ao longo do mês em Balneário Camboriú. A população é orientada a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil pelo Disque 100, canal nacional gratuito e sigiloso.
_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS



















