16.05.2025 - 15:43h
Diretoras de Educação representam Balneário Camboriú em Fórum da Cultura Oceânica no Rio Grande do Sul
Evento abordou o Currículo Azul na Região Sul e debateu o papel da educação na conscientização sobre as mudanças climáticas
A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú esteve presente no Fórum da Cultura Oceânica: Currículo Azul na Região Sul, evento que reuniu autoridades, pesquisadores, educadores e estudantes na cidade de Porto Alegre (RS), na quinta-feira (15).
O município foi representado pela diretora do Departamento de Educação Integral e Inclusiva, Vanessa Lima Bertolazi Simon, e pela diretora do Departamento Técnico Pedagógico, Luciana Rocha Leme, que atuará na condução jurídica do processo de implementação do Currículo Azul em Balneário Camboriú.
O encontro discutiu o papel da educação na promoção da conscientização sobre as mudanças climáticas. O evento faz parte de uma série nacional realizada em todas as regiões do país, com o objetivo de estimular a integração da Cultura Oceânica no ambiente escolar.
“Balneário Camboriú se fez presente no importante evento da Cultura Oceânica no Rio Grande do Sul para discutir sobre um tema urgente e necessário. É por meio de ações como essa que conseguimos elaborar meios de conectar o conhecimento sobre o oceano aos nossos alunos, levando informação e conscientização para além das salas de aula”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
Convidada a compor a mesa do evento, Vanessa representou Balneário Camboriú e o Estado de Santa Catarina, compartilhando experiências e expectativas sobre a Cultura Oceânica. “Falar sobre esse tema, especialmente em relação às perspectivas futuras, é uma oportunidade de sensibilizar a sociedade para a importância da saúde do oceano. Balneário Camboriú, por estar à beira do Atlântico, tem um papel privilegiado e estratégico nesse movimento”, afirmou a diretora.
Vanessa também explicou que o município aprofundará a abordagem das mudanças climáticas por meio de formações continuadas para profissionais da educação infantil e do ensino fundamental, com o objetivo de alinhar as práticas pedagógicas aos princípios da Agenda 2030.
Ações sobre as mudanças climáticas em Balneário Camboriú
A diretora do Departamento de Educação Integral e Inclusiva explica que Balneário Camboriú aderiu ao Programa Nacional da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica em 2021 e, desde então, tem trabalhado sobre o tema em sala de aula.
Atualmente, a rede municipal também participa ativamente da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema é “Justiça Climática”. Essa iniciativa proporciona uma grande oportunidade para integrar a Cultura Oceânica às discussões, reforçando sua relevância no contexto das mudanças climáticas.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS


