02.05.2025 - 09:50h
BC lançará Campanha de Conscientização sobre Violência Política de Gênero
A iniciativa busca alertar para os impactos dessa violência na democracia e na participação das mulheres no espaço de poder
Será realizado dia 8 de maio, às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o lançamento da Campanha de Conscientização sobre Violência Política de Gênero. Idealizada pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família — por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres —, a ação conta com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, unindo forças institucionais em prol da democracia, do respeito e da equidade de gênero.
Estão confirmadas as presenças da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, do Secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, da deputada estadual Ana Paula da Silva (Paulinha), da vereadora Ciça Müller e da advogada Cláudia Bressan.
A iniciativa busca dar visibilidade à violência política de gênero, conscientizar a sociedade, fortalecer o enfrentamento e promover um ambiente político mais justo, no qual as mulheres possam exercer seus direitos sem serem silenciadas por seu gênero. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.
“A violência política de gênero tem que ser combatida todos os dias, precisamos falar sobre isso e garantir mais espaço e direitos para as mulheres dentro da política. Combater esse mal também é trabalhar contra candidaturas laranjas, aquelas que os partidos colocam nomes apenas para preenchimento de cotas. Queremos incentivar a participação verdadeira na política, com foco em ampliar ainda mais nosso espaço na democracia”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.
De acordo com a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter, a campanha marca um momento essencial na história de Balneário Camboriú. “Mais do que uma ação de conscientização, ela reforça a importância da presença feminina nos espaços de poder e reafirma que respeitar as mulheres na política é condição básica para a democracia, pois não há democracia plena sem respeito às mulheres”, ressaltou.
Balneário Camboriú está atualmente sob gestão da primeira prefeita eleita na sua história, tendo também duas mulheres na Câmara de Vereadores. Segundo Anna, essas presenças vão além das conquistas individuais. “Elas simbolizam o avanço coletivo da nossa cidade rumo à igualdade de gênero na política. Ver mulheres ocupando lugares estratégicos de decisão inspira outras a também acreditarem que podem — e devem — estar onde quiserem”, afirmou.
Apesar dos avanços, ainda há desafios por toda parte. “A violência política de gênero pode se manifestar de diversas formas, desde comentários sexistas, tentativas de deslegitimação, exclusão deliberada de espaços de decisão, até ameaças, agressões verbais e físicas, difamações nas redes sociais, perseguições e pressões para desistirem de mandatos ou candidaturas. Muitas vezes, essas violências são normalizadas, o que torna ainda mais urgente trazer esse tema à luz”, explicou a diretora.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
