31.01.2020 - 11:59h
Grupo de Proteção Ambiental já resgatou 44 animais só neste ano
Um relatório da Guarda Municipal (GMBC), por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), já efetuou 44 resgates de animais que estavam vulneráveis/machucados nas vias de Balneário Camboriú, desde o início do ano. Deste total, 25 foram encaminhados à ONG Viva Bicho.
Nesta quarta-feira (29), às 7h, a Guarda Municipal recebeu uma denúncia via central de ocorrências 153 de que uma residência no Bairro Ariribá teria dois cães adultos e filhotes em situação de abandono e maus tratos. A guarnição da Guarda Ambiental se deslocou até o endereço e se deparou com a casa aberta e com dois cães adultos (macho da raça Pitbul e uma fêmea da raça Fila Brasileira), além de seis filhotes, todos sem água e sem alimento. A cadela, muito debilitada, estava amamentando. Já o macho foi encontrado trancado em uma sacada da casa. Todos foram recolhidos e enviados à ONG Viva Bicho e registrado um Boletim de Ocorrência junto à Delegacia da Polícia Civil.
ABRAÇO Animal
O ABRAÇO Animal e o Grupo de Proteção Ambiental já possibilitaram o resgate de mais de 490 animais silvestres (machucados, vítimas de maus tratos, filhotes) e 405 cães e gatos em 2019. O programa ABRAÇO Animal completará um ano de formação em fevereiro e trouxe resultados positivos quando o assunto é proteger, resgatar e cuidar de animais que estão em situações vulneráveis.
A ideia partiu do Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPA), em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Segurança.
Recomendação/Informação:
Caso você encontre algum animal em situação de vulnerabilidade, machucado ou fora do seu habitat, recomenda-se ligar para a Central de Operações 153, o número da Guarda Municipal. Uma guarnição do Grupo de Proteção Ambiental da GMBC irá até o local da ocorrência, onde será feita a avaliação/constatação da denúncia.
Animais domésticos só são recolhidos nas seguintes situações: fêmeas no cio, prenhas, com filhotes, filhotes abandonados, animais machucados, doentes, que coloquem em risco a vida de pessoas ou do próprio animal.
Animais silvestres serão recolhidos nas seguintes situações: fora do seu habitat, machucados/debilitado ou colocando em risco a segurança da população.
O que é realizado após o recolhimento?
Animais silvestres: Quando capturados pelo Grupo de Proteção Ambiental são encaminhados ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico). Nesse local, os animais são avaliados, recebem atendimento veterinário e de um biólogo e ficam em observação até a total recuperação para retornar para seu habitat natural.
Animais domésticos: debilitados/machucados são encaminhados para atendimento veterinário.
Animais domésticos: situação de vulnerabilidade, machucado, fêmea no cio, fêmea prenha, fêmea com filhotes, filhotes abandonados serão encaminhados à ONG VIVA BICHO.
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Lucas Aver
Foto: Divulgação
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu