25.06.2019 - 16:55h
Amigurumi explora habilidades manuais para criação de bonecos
Amigurumi é uma arte milenar japonesa, resgatada e difundida no oriente, na década de 80 e espalhada pelo mundo, que se traduz na produção de bonecos para as crianças. A técnica, que envolve um fio e agulha, chegou nesta terça-feira (25), na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, como uma das oficinas oferecidas na Casa da Mulher e do Voluntariado.
Cinco alunas participaram da primeira aula. Com amostras de amigurumi sobre a mesa e livros que exemplificavam o passo a passo, as alunas acompanharam as orientações da professora, que explicava o que era o ponto cruz e o ponto em “ve”.
A professora responsável pela oficina é Licia Neppel, de 53 anos. Experiente no crochê, conheceu a arte quando tinha somente nove anos. “Quando me encantei por criar coisas, utilizando lã, meu pai me deu minha primeira agulha, que era feita de arame. Aos 12 anos, investi em material para fazer uma toalha de dois metros” disse Licia.
Licia, que aprendeu a fazer amigurumi no ano passado, explica que sua disposição de ser voluntária veio após receber ajuda de um grupo de voluntários, na cidade de Caçador, Santa Catarina. “Eu tive um familiar com câncer. Ele recebeu muita auda voluntária. Desde então, decidi me doar para as pessoas. Depois de ter me aposentado, mudei para Balneário Camboriú e conheci à Casa da Mulher e do Voluntariado para auxiliar pessoas”, completou a professora.
A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, conta que as oficinas têm ajudado pessoas a buscar força para os problemas. “Muitas pessoas que entram aqui se sentem perdidas, por não saberem o que fazer. As oficinas e as relações com as pessoas têm dado um novo ânimo a quem procura à Casa da Mulher”, explicou Christina.
Outra aluna, Mioko Arenhardt, encontrou ajuda na prevenção do Alzheimer nas oficinas da Inclusão Social. “Perdi meu marido já faz 12 anos, em virtude do Alzheimer. Meu médico me pediu para fazer atividades que mexam com o raciocínio. Aqui na casa, faço ginástica e agora fazendo o Amigurumi me sinto mais animada”, disse Mioko.
Ainda restam 10 vagas para o curso e os interessados em participar podem se dirigir até a Casa da Mulher e do Voluntariado na Rua 2850, nº303, entre a Avenida Brasil e a 3ª Avenida. O curso ocorre todas as terças das 9h às 11h.
_______
Informações adicionais:
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
(47) 3363-2745
Diretoria de Comunicação
Fotos:Ricardo de Oliveira
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu