21.09.2018 - 17:08h
Videoconferência marcou aula inaugural do projeto Jovem Doutor
Criatividade, tecnologia, ciência e saúde. Esses são os quatro eixos que norteiam o Projeto Jovem Doutor, criado pela Universidade de São Paulo (USP) e que agora será desenvolvido em Balneário Camboriú. A cidade, será a primeira do Estado, a participar das aulas do projeto, que utiliza recursos de Telemedicina e educação a distância, para trabalhar temas de saúde e qualidade de vida, estimular a mentalidade cidadã e promover a iniciação científica por meio do desenvolvimento do espírito de curiosidade. A aula inaugural foi nesta sexta-feira (21) por meio de videoconferência, entre os alunos e o coordenador do projeto, Chao Lung Wen.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) e a Universidade de São Paulo (USP), através do Departamento de Patologia da Faculdade de Telemedicina. O Projeto Jovem Doutor é uma atividade multiprofissional que será realizada com 40 alunos do 8º ano dos Centros Educacionais Municipais (CEM’s) Dona Lili (14 alunos), Alfredo Domingos da Silva (06 alunos) e Presidente Médici (20 alunos). Na aula inaugural foi abordado o tema “Saúde Mental: o uso de smartphones e as redes sociais”.
“Vocês vão aprender para a vida, então eu diria que o Jovem Doutor para Balneário Camboriú será aquele toque emocional para vocês levarem para o resto da vida, sobre o despertar da curiosidade de ciências e saúde”, disse o professor Chao. De acordo com ele, o Jovem Doutor desenvolve educação criativa, ou seja, as atividades são divertidas e fazem com que os jovens gostem de aprender e tenham a curiosidade em pesquisar coisas novas. Para isso, são usadas tecnologias modernas, onde conteúdos científicos são usados em formato interativo.
Há cerca de três anos, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) busca trazer o projeto para Balneário Camboriú. “Durante esse tempo eu venho acompanhando, vivenciando, conversando com o professor Chao e os professores de Santos, onde já há este projeto, então eu tinha uma grande expectativa para que ele começasse. Nós como conselho sabemos o que existe aí fora com relação às drogas, lícitas e ilícitas, mas como nós poderíamos entrar numa escola para falar sobre isso? A parceria com a Secretaria de Educação foi fundamental, e o projeto Jovem Doutor possibilitou que abordássemos esse tema, e tantos outros relacionados ao cuidado com a saúde e a cidadania”, disse a presidente do COMAD, Simone Leal.
“Esse projeto nós temos uma parceria fortemente solidificada junto ao COMAD e ao curso de medicina da USP. O conteúdo desse projeto ele será ministrado muito por videoconferência, onde os alunos poderão tirar dúvidas e ter autoconhecimento das suas potencialidades com relação à saúde. Esses alunos também serão multiplicadores no seu entorno. Eles terão noções sobre como agir em situação de risco e de perigo, como identificar situações que possam trazer perigo, entendendo como devem ser os protocolos de atendimento. É um projeto que está começando com três unidades escolares e que temos ideia de ampliar para toda a rede”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
O Programa Jovem Doutor já foi realizado em outras regiões do país e tem como objetivo desenvolver atos de prevenção e promoção da Saúde com estudantes, abordando vários temas e estimulando a iniciação científica nas escolas. Ao longo das aulas serão utilizadas ferramentas como imagens tridimensionais, recursos de computação gráfica, educação à distância (a USP desenvolveu uma plataforma digital para que os professores obtenham os conteúdos das formações) e produções de estruturas por impressoras 3D.
O professor de Ciências do CEM Dona Lili, Ricardo de Pauli, é um dos que irá participar do projeto. Ele ressaltou as aulas práticas que estão no cronograma, e está animado com as possibilidades de abordagem. “Neste primeiro módulo iremos trabalhar seis eixos, que abordam temas como os perigos do mundo digital, reconhecimento de comportamento perigoso e de hábitos inadequados, dentre outros”, contou. Jean Lucas Cardoso Gimenes, do CEM Alfredo Domingos da Silva, será um dos “Jovens Doutores”. “Estou bem animado, vai ser algo diferente, inovador pra gente”, disse.
_________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Fotos: Soraya Bogarim
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS







