07.04.2018 - 20:17h
?Dia Mundial da Saúde? teve ações no Posto Central
Balneário Camboriú é uma das cidades catarinenses que mais investe em saúde. Em 2017, o Município aplicou mais do que o dobro exigido por lei na saúde, ultrapassando R$ 150 milhões em investimentos. Foram feitos mais de 660 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias. Neste sábado (07) foi o Dia Mundial da Saúde e para marcar a data o Posto Central abriu durante toda a manhã para oferecer diversos atendimentos à população.
Uma tenda foi montada em frente ao Posto Central e nela profissionais e acadêmicos da área de saúde receberam a população. Foram oferecidas orientações de saúde, aferição de pressão e glicose, vacinação, atendimentos de otorrino, dermatologia e reumatologia (para pacientes agendados), exames e um aulão de zumba. Mário da Silva, morador da Praia dos Amores, foi acompanhar a esposa no exame de raio-x e aproveitou para medir a pressão e a glicose. “Está tudo certinho. Tirei a glicose pela primeira vez, desta forma. Achei bem legal a iniciativa”, falou. Joice Antunes, do Nova Esperança, fez um raio-x no pé. “Quebrei o pé e tirei o gesso antes da hora, daí agora tive que vim fazer raio-x pra fazer o tratamento certinho”, contou.
No espaço do Núcleo de Atenção ao Idoso, por exemplo, os idosos puderam testar a memória e conhecer os serviços oferecidos para a terceira idade, pelo Município. “O NAI trouxe algumas especialidades, como a nutrição que fez águas saborizadas e suco verde para falar um pouco sobre alimentação aos pacientes, trouxemos panfletos e materiais informativos com orientação, fizemos atividades sobre a memória, fisioterapeuta, enfermagem para que quem passar por aqui saiba o que o NAI oferece e nos procure durante a semana”, disse o coordenador do NAI, Vinícius Lacerda Pinto.
Já a equipe do Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) realizou a técnica de auriculoterapia, uma das modalidades da acupuntura, que é oferecida aos pacientes do CEFIR. “Aqui estamos colocando sementes de mostarda em pontos da orelha, que auxiliam em diversos aspectos, como ansiedade, tensão muscular, dores pelo corpo”, contou o fisioterapeuta Paulo Crócomo.
Diversas atividades foram oferecidas para quem passou pelo Posto Central, como orientações de fonoaudiologia do Posto de Atenção Infantil (PAI), de saúde da mulher pelo Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e pintura na barriga das gestantes, na Ecografia Ecológica feita pela Atenção Básica. A equipe da Regulação agendou consultas via telefone com os pacientes da fila de espera. O SAMU também realizou orientações sobre primeiros socorros. “Foi tudo preparado om muito carinho e profissionalismo pela equipe da Secretaria de Saúde, para orientar a população e mostrar aos pacientes quais serviços eles encontram nas unidades básicas e especializadas de saúde, e abordar a importância do trabalho preventivo”, falou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Foto: Soraya Bogarim
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
