05.10.2017 - 18:25h
Três escolas de Balneário Camboriú participam do Programa Educação Empreendedora
Três Centros de Educação Municipais (CEM's) de Balneário Camboriú estão participando do Programa Educação Empreendedora, em parceria com SEBRAE/SC, que visa levar mais atitude empreendedora até crianças e jovens. Desde a metade do ano, o CEM Taquaras (de 1º ao 9º ano), CEM Iate Clube (6º ao 9º ano) e o CEM Antônio Lúcio (1º ao 5º ano) participam do programa, que no ano que vem deve expandir para as demais escolas.
Está sendo utilizada a metodologia chamada de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que desenvolve a temática não somente como abertura de negócios, mas o empreendedorismo pra vida, com ações transversais que permeiam todas as disciplinas e trabalha conceitos como ética, cidadania e responsabilidade social.
O programa trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. “Para que o conteúdo seja levado para a sala de aula, antes os professores passaram por formação dada pelo SEBRAE. E agora, a Secretaria de Educação está fazendo um acompanhamento do programa nas unidades”, comentou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Nilzete Teixeira.
Todos a séries das unidades de ensino ficaram responsáveis por uma temática para trabalhar. O 8º ano do CEM Taquaras está trabalhando o Empreendedorismo Social e montaram um projeto de uma horta comunitária para o bairro. “A horta comunitária foi pensada para unir a escola e a comunidade e para proporcionar uma boa alimentação para a população de Taquaras. Aqui não temos muitos comércios então é mais uma alternativa para a comunidade. O dinheiro arrecadado com as vendas serão utilizados para mantermos o funcionamento da horta”, comentou um dos alunos responsáveis pelo projeto, Nycolas Kim, de 14 anos.
Porém o projeto, que só ficaria no papel, será executado. Após os alunos do 8º ano realizarem uma pesquisa na comunidade, a dona de uma hospedagem cedeu um terreno para que eles colocassem a ideia em prática. “As pessoas se disponibilizaram a nos ajudar, além do terreno, também com mudas. Nossa ideia é até o final do ano organizar a primeira feira com os produtos plantados na horta”, comentou a aluna Salloa Duarte, de 13 anos.
Todos os projetos nas três unidades serão apresentados no final do ano letivo. “Além de proporcionar um pensamento empreendedor nas crianças e jovens, as aulas se tornaram mais interessantes para os alunos, já que eles colocaram em prática os conhecimentos aprendidos durante as aulas. Como nas aulas de matemática, que eles tiveram que calcular os gastos em seus projetos, entre outros”, disse gestora do CEM Taquaras, Sally Amaral.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Kattiúcia Villain
Foto: Kattiúcia Villain
(47) 3267-7197
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
