17.05.2017 - 14:17h
Saúde da Mulher é debatida em Conferência Municipal
Cerca de 200 pessoas se inscreveram para participar nesta quarta-feira (17) da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Balneário Camboriú, que segue até o fim do dia no auditório do bloco 7 do Campus da Univali. Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o encontro tem como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, que será definida em encontro nacional no mês de agosto próximo.
Os eixos temáticos trataram do papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências; vulnerabilidade e equidade, e políticas públicas para as mulheres e a participação social.
Na abertura, o Secretário Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, Jorge Teixeira, elogiou a organização do evento e a participação das mulheres que atenderam ao convite de participar desse momento importante.
Representando as mulheres da cidade, foi convidada a dar seu depoimento sobre o tema a primeira-dama Mozara Paris, que destacou o papel atuante das mulheres no mercado de trabalho e a necessidade de uma política pública atenta a essa e outras questões relativas a mulher na atualidade.
Para o prefeito Fabrício Oliveira, “esta Conferência Municipal é a oportunidade ímpar das mulheres de Balneário Camboriú dar sua contribuição na elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, documento importante que norteará as políticas públicas sobre o tema a serem adotadas no futuro próximo”. O prefeito elogiou ainda a boa participação das mulheres no evento e desejou sucesso aos trabalhos.
Em Balneário Camboriú, atualmente, o serviço de proteção à saúde da mulher é desenvolvido no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) que faz, no total, cerca de 2 mil atendimentos por mês, em especialidades que vão de consultas de enfermagem, ginecologia e obstetrícia a colposcopia, biópsia de colo, colonização do colo do útero e inserção de DIU, além de consultas com assistentes sociais, psicólogos e mastologistas.
A discussão municipal sobre a saúde da mulher seguirá para a conferência estadual, onde a contribuição de Balneário Camboriú se juntará às contribuições de conferências realizadas em outras cidades do estado, e cujo resultado será encaminhado, por fim, para o plano nacional.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ivan Rupp
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
