16.02.2017 - 11:34h
Balneário Camboriú segue sem registro de caso autóctone de Dengue
O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Combate a Dengue é contínuo em Balneário Camboriú. Mais de 40 agentes fazem o monitoramento constante da presença de focos do mosquito nos imóveis da cidade. Com isso, a Secretaria informa que até a tarde desta quarta-feira (15), identificou e eliminou 240 focos do mosquito, sendo 97 focos no Centro, 37 no Bairro dos Municípios, 34 no Bairro das Nações, 19 no Bairro Vila Real e 19 no Bairros dos Estados. Apesar do número de focos não foi apresentado nenhum caso autóctone de dengue.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue, Rafael Neis da Silva, os agentes de endemias visitam residências, áreas de comércio ou circulação pública diariamente e monitoram semanalmente a rede de armadilhas instalada pelo município. Além disso, pontos estratégicos, que acumulam água por natureza própria, são monitorados quinzenalmente. “Nas visitas os agentes fazem as inspeções, eliminando depósitos e os que não puderem ser eliminados é feito tratamento com larvicida", destaca.
Também orientam o responsável do imóvel para tomar providências sobre possíveis casos encontrados, dando um prazo de 3 ou 4 dias conforme a gravidade da situação. Após este prazo, o agente retorna ao local para verificar se o problema foi solucionado, e em caso de não cumprimento, é encaminhado à Vigilância Sanitária para procedimentos cabíveis como notificação, infração multa, se for comercial pode ainda, ser interditado o imóvel. Os agentes solicitam aos moradores que fiquem atentos quanto a materiais e depósitos em seus imóveis, que possam acumular água.
Alguns cuidados necessários para não haver a proliferação do mosquito, que são:
- Não deixar nenhum recipiente com água parada;
- Verificar se as caixas d’água estão bem vedadas;
- Tratar a piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, e/ou eliminar os pratos;
- Manter as calhas limpas e desentupidas, assim como as lajes;
- Manter ralos fechados e desentupidos;
- Remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias, e/ou eliminar a planta;
- Lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias entre outros, devem ser colocados na lixeira, dentro de sacos plásticos bem fechados;
- Tonéis e depósitos de água, devem ser mantidos tampados e vedados;
- Vasilhames para água de animais domésticos, deve-se lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;
- Evitar acumular águas de chuvas.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde e Saneamento
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Sérgio Augustin
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefBC
