A Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, realiza mensalmente reuniões escolares para pais haitianos. O núcleo atende, aproximadamente, 50 crianças de origem haitiana e para incluir os pais na vida escolar dos filhos, as reuniões contam com a ajuda de haitianos que já dominam o português.
Segundo a gestora do NEI Sementes do Amanhã, Felisa Hernandes de Lorenzo Santos, as reuniões aproximam os pais da vida escolar dos filhos. “Percebendo a grande dificuldade de comunicação e entendimento cultural entre ambas as partes, núcleo e as famílias, encontramos uma maneira para amenizar as diferenças. Com a ajuda de alguns pais que já possuem um conhecimento da língua portuguesa, dos costumes e hábitos da nossa região, conseguimos realizar um encontro inclusivo, pois eles servem como mediadores entre a equipe da instituição e as famílias e com isso obtemos um resultado positivo quanto à comunicação”, enfatiza Felisa.
Nos encontros são abordados assuntos pertinentes como alimentação, saúde, orientações pedagógicas, a rotina das crianças na instituição, a importância do diálogo e da presença da família no Núcleo e na solução de dúvidas. A intenção do Núcleo é acolher e inserir os imigrantes haitianos na comunidade escolar, realizando a troca de experiências em busca de enriquecer e acolher os alunos e fortalecer a parceria entre escola e família.
Para mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (47) 3363-7144
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Caroline de Borba
Foto: Divulgação NEI Sementes do Amanhã
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc