29.03.2016 - 14:53h
Saúde dá dicas para evitar o contágio por H1N1
Previsto para chegar mais cedo este ano, o frio é um dos principais agravantes para o aumento da propagação de vírus e bactérias, causadores de inúmeras doenças. A Secretaria de Saúde e Saneamento dá dicas para evitar o contágio, dentre outros, pelo H1N1, causador da gripe A e informa Dia D para vacinação contra o vírus.
Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Zibeilde Ferreira Borges, "os cidadãos devem manter as mãos frequentemente higienizadas, principalmente antes de consumir alimentos. Sempre que for tossir ou espirrar, proteger o rosto com um lenço ou as mãos, lavando-as em seguida. Além disso, é importante evitar tocar os olhos, nariz e boca e não compartilhar objetos de uso pessoal com os demais, como copos, pratos, talheres ou garrafas, por exemplo". Zibeilde ressalta ainda que os munícipes devem sempre manter os ambientes ventilados, evitando contato próximo com quem apresente sintomas da gripe.
Foram ao todo 22 notificações de suspeitas de H1N1 no ano de 2015, sendo seis delas residentes de Balneário Camboriú, e as demais de municípios vizinhos, como Camboriú, Itapema e Navegantes. Este ano apenas uma suspeita foi notificada, não sendo residente de Balneário Camboriú.
A Secretaria de Saúde e Saneamento antecipou a campanha contra o vírus H1N1. O Dia D acontecerá no dia 30 de abril, estendendo-se até o dia 20 de maio. Os grupos prioritários para receber a vacina são crianças menores de cinco anos, gestantes, mães que tiveram filhos recentemente, idosos, indígenas, trabalhadores da saúde e doentes crônicos.
Mais informações com a Secretaria de Saúde, pelo telefone (47) 3261-6200.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
