24.03.2016 - 17:35h
Rugby é uma das escolinhas oferecidas pela FMEBC
Quando se fala em Rugby muitas pessoas ainda desconhecem o esporte ou comparam com o Futebol Americano, mas essa modalidade é diferente e já movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas. Já no Brasil, apesar de não ser tão conhecido do grande público, o esporte vem crescendo de forma bastante dinâmica e inclusive é uma das opções de escolinha oferecida de forma gratuita pela Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) para crianças e jovens de Balneário Camboriú.
A escolinha já está aberta a comunidade, mas como muitas pessoas ainda não conhecem o esporte, ou até acham que é uma atividade violenta, justamente pelo desconhecimento sobre a sua prática, o professor da FMEBC David Alves Chanin, junto com um grupo de atletas do Time ‘BC Rugby’ fez uma visita a algumas escolas da região para explicar um pouco sobre a atividade e despertar nos jovens, com idade entre 11 e 15 anos, o interesse em iniciar no Rugby.
O Centro Educacional Municipal Professor Antonio Lúcio foi uma das escolas visitadas e onde a criançada e os jovens ficaram, no mínimo, curiosos em conhecer a modalidade. Ainda mais depois de uma demonstração do chamado “lineout”, que seria no jogo de rugby adulto, uma saída de linha pela qual o jogo é reiniciado após a bola ter saído pela lateral. O aluno Shauan Felipe Gusmão, 15 anos, participou da atividade na hora do intervalo e ficou interessado em começar a praticar o rugby na FMEBC. “Eu conhecia o esporte pela TV, mas fiquei bem interessado em fazer a escolinha, na próxima semana quero ir ao treino. Achei muito boa a oportunidade, pois incentiva os jovens a ir para um lugar bom para praticar esporte” revela.
O professor David ainda reforça que os treinos de rugby iniciante são diferentes do adulto na questão do contato físico, pois na escolinha, a proposta é outra, com o objetivo de apresentar o esporte para quem ainda não conhece e mostrar que ele pode ser inclusivo. O que se mantém, independente da forma de treino, são os valores do rugby, que envolve a amizade, lealdade, respeito ao rival, autocontrole, tolerância, perseverança, sacrifício pessoal e o mais importante, trabalho em equipe. Esses valores sociais são básicos, e é isso que a sociedade busca para os jovens de hoje e do futuro. Os pais também estão convidados a assistir as primeiras aulas e ver de perto os benefícios deste esporte.
Quanto aos treinos, o professor explica que serão utilizados equipamentos como acolchoados, tiras elásticas, entre outros acessórios, contato com a bola e fundamentos técnicos. A partir disso, os alunos que realmente demonstrarem interesse em dar continuidade no rugby, poderão ser encaminhados ao Clube e passar ao nível de rendimento. O Clube BC Rugby tem apoio da FMEBC e já representa a cidade em diversos campeonatos pelo país, sendo que o time masculino está entre os 15 melhores do Brasil.
Um exemplo dessa transição escolinha para rendimento é o atleta e estudante de administração pública, Matheus Correa Morais, 20 anos, que começou a praticar o rugby aos 16, passou para o time de rendimento do BC Rugby e hoje assume a posição do ‘fullback’, que é um jogador de defesa no jogo. Matheus também teve a oportunidade de ser convocado como capitão da Seleção Catarinense de Rugby na disputa do Campeonato Brasileiro em 2014, em que o time ficou vice-campeão. Apaixonado pelo esporte, Matheus ressalta os valores como principal destaque da modalidade. “No Rugby você aprende princípios para a vida toda” completa.
Como participar
Os interessados em participar da escolinha de Rugby da FMEBC ou de qualquer outra modalidade oferecida, podem se inscrever direto com o professor, no local e horário da atividade escolhida. O Rugby acontece em diversos horários, toda terça e quinta-feira, no Estádio Municipal Eduardo Zeferino, situado na Rua Libéria, nº 780, no Bairro das Nações
Para conferir as modalidades oferecidas, horários e locais, é só acessar o site da FMEBC (www.fmebc.sc.gov.br) e conferir a “Tabela de Horários 2016” na aba “Modalidades”. Caso tenha alguma dúvida o interessado também pode entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) pelo telefone (47) 3360-0444 ou comparecer na sede, situada na Rua 2.438, nº 146, Centro, com horário de atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 19h.
Rugby feminino em BC
O BC Rugby também representa o município na categoria feminina. O time conta com aproximadamente doze jogadoras e já está se consolidando nas competições. Mas para quem tiver interesse em fazer parte da equipe feminina, os treinos acontecem todas as terças e quintas, às 22h, no Estádio Municipal Eduardo Zefferino, no Bairro das Nações. O grupo é destinado a mulheres a partir de 18 anos, mas a partir de 16 já pode treinar. Para este grupo, a interessada deve se filiar ao clube BC Rugby.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Municipal de Esportes (FMEBC)
Texto e foto: Bruna Horvath (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3360-0444
www.fmebc.sc.gov.br
facebook.com/esportesbc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
